TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Empresas são Grandes Coleções De Processos

Pesquisas Acadêmicas: As Empresas são Grandes Coleções De Processos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 5

As Empresas são grandes coleções de processos

de José Ernesto Lima Gonçalves.

O artigo em questão mostra que a gestão por processos está sendo implantada nas empresas aos poucos. A definição de processo é todo conjunto de tarefas que transformam um input em um resultado final output, seja ele um produto ou um serviço. Para focar numa gestão por processos é necessário entender que eles são as principais formas de se obter resultados na empresa, e que devem ser investidos e reestruturados periodicamente. O fluxo dos processos é mais nítido no setor fabril, onde as etapas são bem definidas e os resultados são tangíveis, por isso há uma melhor percepção dos resultados na gestão por processos nesse setor. Nos escritórios fica mais difícil identificar a presença do fluxo, pois as informações são repassadas muito rápidas e não há uma boa visibilidade do andamento do processo. A gestão pela qualidade total, já vêm injetando esse foco nos processos, trazendo a ideia de gestão horizontal, onde as informações não precisam passar pelo processo hierárquico e nem um fluxo programado de tarefas, agilizando as tomadas decisão.

A estrutura de uma empresa, quando observada, podemos ver toda sua departamentalização, e em cada departamento existem diferentes processos para que essa empresa funcione. Os processos tem ligação uns com os outros, não se pode deixar de investir na reavaliação ou na melhoria continua destes, porque se um processo não é eficaz, fica perceptível ao cliente e assim a empresa vai perdendo sua credibilidade. Mas os processos são importantes nas empresas porque ele liga desde a relação com o cliente, ao funcionamento interno da empresa e ao produto final. A gestão por processos torna evidente que a relação e a negociação da empresa com os clientes se torna mais vantajosa para ambos os lados, pois um processo bem estruturado e ágil favorece a relação cliente - empresa. O aumento de competitividade é mais uma das vantagens que uma empresa adquire adotando essa gestão.

A maioria das empresas são estruturadas num modelo hierárquico, que consiste em demonstrar a divisão de poder numa empresa. O que mais atrapalha numa gestão ágil é esse filtro de informações que são repassadas de nível em nível e cargo a cargo devido ao total respeito ao organograma. A estrutura por processos está surgindo no século XXI para acabar com esse modelo hierárquico que predomina nas empresas do século XX. Deve-se dar a importância devida aos processos que geram mais valores econômicos à empresa, ou os que a empresa julga mais convenientes. Assim temos pelo menos 4 razões para a melhoria contínua dos processos, capacidade de se ajustar às mudanças, preparo para mudanças radicais, dinamicidade às atividades da empresa, redução dos custos de coordenação. As empresas ultimamente estão tentando se adequar à gestão por processos, mas infelizmente não estão obtendo uma visão completa sobre processos, porque só assim a gestão garante resultados significativos. Ainda falta muito entendimento sobre o assunto, para as empresas enfim mudarem e perceberem que os processos e a melhoria deles é fundamental para garantir a competitividade.

O modelo CANVAS

Não existe uma definição concreta deste modelo de negócios, porém trata-se de uma metodologia desenvolvida para facilitar a criação e análise destes modelos. É uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou já existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos. Este mapa contém os principais itens que constituem uma empresa, que são eles: Segmentos de clientes são divisões dos clientes de acordo com suas necessidades, costumes ou quaisquer atributos em comum, de forma à entender melhor e alcançá-los. A proposta de valor é como a empresa cria valor para um determinado tipo(segmento) de cliente e se diferencia de concorrência. Canais são a forma como uma empresa se comunica e entrega sua proposta de valor para cada segmento de cliente, basicamente envolve os canais de marketing e logístico nas empresas. Relacionamento com o cliente é a forma como a empresa interage com um segmento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com