TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégias Das Pequenas Empresas Diante Dos Desafios Da Globalização

Pesquisas Acadêmicas: As Estratégias Das Pequenas Empresas Diante Dos Desafios Da Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  751 Visualizações

No atual cenário de globalização e hiper-competição entre organizações, torna-se necessário analisar e compreender as estratégicas das pequenas empresas para se posicionar diante deste contexto. Este ambiente apresenta ameaças e oportunidades a este conjunto de empresas, maior empregador do Brasil, exigindo estratégias eficientes para manter sua competitividade.

O mercado mais aberto apresenta maiores dificuldades às empresas locais. Novos concorrentes internacionais entram no mercado doméstico da pequena empresa e acirra a competição local, conforme Hitt et alli (2001). O artigo discute as estratégias adotadas pelas pequenas empresas para manter sua competitividade diante do mercado globalizado e especificamente, são analisadas as estratégias da Megabras, que é a empresa objeto do estudo

de caso. Será feita uma análise estratégica a partir da bibliografia apresentada. Procura-se identificar e refletir sobre as ações tomadas pelas pequenas empresas para se proteger e ao mesmo tempo, para ganhar mercado diante da presença dos novos concorrentes internacionais.

Esses fatores estão obrigando as empresas não só a mudar suas atividades decisões, mas principalmente oferecer aos clientes produtos e serviços com menor preço e melhor qualidade, tendo como objetivo primordial a satisfação ao cliente.

Estrategicamente, a logística ocupa posição intermediaria entre produção e marketing. Como é impossível dividir as funções de uma empresa sem alguma sobreposição de responsabilidade pelo menos em algumas delas, atividades de interface devem ser criadas. Estas são aquelas que devem ser gerenciadas por duas ou mais áreas. O profissional de logística deve tratar com estas áreas de limbo entre produção e marketing.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com