TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fases do CVP e seus respectivos produtos

Por:   •  24/10/2017  •  Dissertação  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Gestão de Produtos e Marcas –

Tema: Fases do CVP e seus respectivos produtos

Considerações Iniciais:

Entender a curva do ciclo de vida de cada produto em especifico é o passo inicial para traçar estratégias dentro de um mercado tão sujeito a flutuações como é o que estamos inseridos. Para se ter sucesso hoje, mediante a um número frenético de concorrentes, é preciso destacar-se dentro da categoria na qual se está inserido. O caminho é a diferenciação, a busca por novos mercados, o estabelecimento como um produto que não só é composto por características tangíveis, mais do que isso, que seja composto por características intangíveis. Traduzindo uma tendência de mercado, a marca nos dias de hoje é vista como um fator de diferenciação, aumentando as chances de empresas em satisfazer às necessidades dos consumidores de maneira que eles passem a ser usuários incondicionais de um determinado produto.

O ciclo da vida do produto:

Desenvolvimento de produto ou introdução ou lançamento do produto: período de baixo crescimento das vendas e alto custo de produção associado, já que o volume de produção/vendas não permite economia de escala. Nesta fase, o produto requer altos investimentos em tecnologia, propaganda, distribuição e embalagem/design. O lucro é negativo.

Crescimento: período em que uma significativa parcela dos consumidores toma conhecimento da existência do produto o que eleva seu volume de vendas e favorece o surgimento da economia de escala. Começam a surgir os concorrentes, o que faz com que a empresa invista em diferenciação para não perder a parcela de mercado que já conquistou. Com o aumento da oferta, os preços caem. Nesta fase, a empresa recupera todos os investimentos e o lucro aumenta.

Maturidade: período caracterizado por baixa no crescimento das vendas, já que os consumidores potenciais já foram conquistados. Os lucros diminuem ou se estabilizam no final deste estágio em função do aumento da concorrência.

Declínio: o produto atinge sua obsolescência e é substituído pelo concorrente mais inovador. Neste momento a empresa pára de investir em distribuição, propaganda e desenvolvimento e

começa a discutir qual o melhor momento de retirar o produto do mercado ou reposicioná-lo em outro nicho.

Fases:

Desenvolvimento

Micro-ondas de Convecção com Slim Fry, Samsung

O forno micro-ondas permite que desfrutemos de alimentos fritos sem a necessidade de uma fritadeira, por conta de sua tecnologia Slim Fry. Por conter a opção do grelhador, combinado com o ar quente circulando no aparelho, os alimentos ficam cozidos por dentro e crocantes por fora. Um aparelho inteligente para um público exigente. Além de todas essas vantagens, o aparelho ainda possui um detector de umidade interno, que faz com que a umidade necessária do alimento seja mantida, assim como suas propriedades vitamínicas.

Ação especificas:

• Por se tratar da gigante coreana, o produto lançado já leva consigo uma bagagem grande de credibilidade com os consumidores fiéis à marca, e o respeito dos que ainda não adquiriram um produto, porém a conhece. • Levando em conta que o produto está no nicho de “linha branca”, a melhor divulgação seria através da rede de televisão, de outdoor e totens de supermercados. Além disso, por ser caracterizado também como uma “peça decorativa” pela própria marca, a divulgação também pode ser feita através de revista de decorações, como Casa Vogue e Casa & Decoração, através também de blogues famosos como Casa de Valentina.

Crescimento

Smart TVs

O crescimento do produto é uma etapa muito aguardada e para ser alcançada deve ser muito bem planejada e conduzida. O momento em que o produto alcança níveis gradativos de crescimento é possível ter uma noção de escala de produção e de novos valores de negociações comerciais, garantindo seu espaço no mercado. Levantamentos apontam que o ramo eletroeletrônico, que tem bons resultados nas pesquisas comerciais é um setor que tem grandes possibilidades de crescimento e portas para novos investidores.

Em constante inovação em tecnologia, trazendo conforto e praticidade ao publico alvo. Alem da alta tecnologia nas suas formas de reproduzir o som e a imagem, outra grande sacada foi o oferecimento de novas plataformas de filmes online e modos de pesquisa.

Ações Especificas:

• A empresa deve lançar novas características ligadas à utilização do produto,

• Aumentar sua distribuição. O aumento das vendas leva ao aumento da produção que é responsável pela diminuição do custo de produção pela curva de experiência adquirida.

As inovações são ponto chave para se manter no mercado, buscando melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com