TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Propagandas veiculadas nos meios de comunicação interferem na formação dos jovens

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.069 Palavras (13 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 13

As propagandas veiculadas nos meios de comunicação interferem na formação dos jovens

INTRODUÇÃO

Na atual cultura capitalista, marcada por valores dominantes como competição, consumismo e individualismo, os jovens, bombardeados por  uma mídia manipuladora, está se tornando cada vez mais narcisista e porque não dizer, alienado, sendo que o corpo está posto como objeto, mercadoria, consumo, aparência, instrumento de trabalho para gerar lucro ao capital, sujeito as leis do mercado. Para que o processo de formação intelectual/psicológico/moral ocorra com, pelo menos, menor turbulência, é fundamental que o jovem tenha boa auto-estima e auto-imagem, e numa sociedade, influenciada pela mídia, que dita o padrão de beleza, rotula os corpos, prejudica a auto-estima e auto-imagem do Ser Humano, prejudicando a constituição subjetiva do sujeito e seu processo de leituras cotidiana do mundo a sua volta.

Mídias e Propaganda e o comportamento dos Jovens

A liberdade individual está no direito de cada um governar sua própria existência. Cada um faz o que bem entender, mas não pode ultrapassar a liberdade do outro.

Cada pessoa tem o direito de escolher suas próprias idéias sem restrições, desde que não prejudique a outrem. Ser livre é também fazer tudo aquilo que a lei não proíbe – mas será que tudo que é legal, é moral, ético?

Entre vários aspectos da liberdade estão as diversas manifestações que consiste na liberdade de consciência de seus próprios pensamentos e expressões.

 Não é de hoje que vemos e sabemos da força que a mídia possui, e isso fica mais nítido quando por meio de toda essa força ela passa a inculcar nas pessoas – especialmente os jovens – uma idéia ou mesmo um ponto de vista já formado sobre determinado assunto. Vale lembrar que quando fazemos referência à mídia, estamos nos referindo à todas as suas formas de veiculação, seja ela falada, escrita, televisada e até aquela feita pelos meios virtuais e outros meios que sejam possíveis.

Não se nega que a mídia possua relevância na vida das pessoas e porque não dizer, para a manutenção de uma democracia, entretanto, isso não significa que às custas deste argumento ela possa manipular, ainda que veladamente, tudo aquilo que é veiculado a fim de movimentar a massa social num determinado caminho.

Os meios de comunicação interferem muitas vezes de maneiras errôneas através das mídias e seus amplos campos tecnológicos. Muitas vezes ficamos presos às tecnologias como TV, celulares, internet... Onde existem muitas propagandas e opiniões que podem influenciar na capacidade de escolha e realizações pessoais individual dos jovens. Mesmo sem perceber eles querem copiar  aquilo que é mostrado como tendência por essas mídias.

As propagandas possuem características que influenciam nos processos de maturação dos indivíduos, atuando assim na formação dos jovens e muitas vezes transmitindo conhecimentos e informações que trazem benefícios  intelectuais para as pessoas.No espaço da mídia onde as propagandas  são veiculadas , há uma construção bem influente na evolução mental e física dos jovens, tendo em vista que é nesta fase da vida que muitos jovens são incertos  em suas decisões, até porque querem satisfazer o seus gostos, estilos e desejos.Neste processo de descoberta a mídia surge como resposta, interferindo na formação de sua ideologia.

As diferentes formas de mídia têm notável influência, tanto no comportamento, quanto no cotidiano dos indivíduos, principalmente dos jovens com personalidade e valores em formação, vindo a mudar seu modo de agir, vestir, alimentar e até mesmo de viver por sofrer com a manipulação das propagandas dos meios de comunicação, diga-se, deveriam ser analisadas de forma crítica e repensada a fim de ter conteúdos educacionais e preventivos, devendo ser um mecanismo construtivo e não destrutivo.

Tudo isso se deve ao período em que vivemos, onde as novidades do mercado consumista tornam-se cada vez mais evoluído, empresas com laboratórios avançados que desenvolvem e aperfeiçoam  mecanismos para nos prender por meio da visão e audição fazendo mais com que criemos na imaginação uma idéia além da realidade daquilo que é mostrado, a ilusão da auto-realização.

As grandes indústrias, movidas pela ambição do alto faturamento, não medem esforços em criar mecanismos para manipular desejos e vontades dos jovens fazendo-os agirem desordenadamente.

Atingindo várias classes sociais, os jovens são os mais prejudicados ao longo do tempo, por não saberem diferenciarem compulsão de necessidade. Não se brinca mais de pega-pega, de pique, de esconde-esconde e nem a tão falada pelada no fim do dia, até a ida em uma igreja qualquer pouco se vê, estão o tempo toda a mercê dos meios de comunicação, vivendo um eterno pedir e querer. Querem  o celular igual ao do colega, o tênis da moda, o boné que a galera está usando e com isso o relógio do consumismo passa tão rápido, que os pais, avós, tios e padrinhos ficam desorientados, sem rumo, acabam entrando nesta máquina giratória.

Quando o assunto atinge a área da alimentação, tudo se complica, pois o auge da moda da alimentação não são mais levar o lanche caseiro, a fruta, o suco predileto, mas sim, um daqueles sanduíches da cantina, os fast food e o refrigerante do momento. O que será da geração futura? Já que não se tem uma idade certa para um jovem fazer suas próprias escolhas, sabendo-se que toda informação que adquirimos ao longo da nossa vida, mesmo sendo boa ou má é necessária na formação da nossa personalidade, e para a descoberta do bem e do mal, do que pode ou não. Principalmente hoje, onde a ética dos publicitários está cada vez mais obsoleta. Precisamos criar mecanismos para fazer valer os princípios de uma boa educação, sabendo-se, que do outro lado a concorrência desonesta dos meios de comunicação, divulgam a inversão desses valores. Surge então uma tão grande preocupação de como será os futuros pais e mães, no ensinamento daquilo que é moral, intelectual, emocional e mental.

Não se sabe exatamente onde temos falhado, o que sabemos é que muitos jovens vivem de barganhas com seus próprios pais, dizendo: dê-me isso que eu faço aquilo. E muitos ficam a mercê dessa barganha por não terem mais autoridade com seus próprios filhos e muito menos uma ação educativa eficiente, para que seus filhos tenham condições de desenvolverem um potencial com base naquilo que é moral,  ético, justo e verdadeiro. O relógio da nossa realidade se define no compasso do TER e não SER . Sabendo-se que o alimento desta juventude tem se tornado mais vulnerável e responde muito rápido ao apelo da propaganda equivocada, que consegue envolver com tanta veracidade. Esta é a tão falada tecnologia do novo século, em uma situação vivida no âmbito mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com