TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens da Capacitação de Novos Líderes com Mentoria

Por:   •  16/6/2023  •  Artigo  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 2

As vantagens da capacitação de novos líderes com mentoria (case N1)

 

Antigamente pensava-se que um líder nasce pronto, com a evolução da sociedade percebe-se cada vez mais que a liderança é uma constante via de aprendizado, onde o líder deve extrair o melhor da sua equipe através de inspiração, motivação e confiança. No case fica claro que Carlos apesar de ser um ótimo funcionário técnico, ainda não estava preparado para assumir uma posição de liderança sem o mínimo de conhecimento em como conduzir situações adversas e lidar com uma equipe.

É nítido que a pressão recebida por Carlos o leva a uma liderança autocrática com receio de não entregar dentro do prazo, não troca e confia na sua equipe e leva trabalho para casa e nos fins de semana, onde deveria ter uma abordagem mais democrática, alinhando com seus liderados, inspirando, realizando o planejamento junto com sua equipe, compartilhando conhecimento e troca de experiências, discutindo o melhor caminho com diferentes pontos de vista, conforme a necessidade da empresa. Para isso além do autodesenvolvimento, Carlos deve pedir apoio da empresa com capacitações direcionada para gestão de equipes e a inclusão da cultura de mentoria.

A importância da mentoria inserida na cultura da XPTO será ponto fundamental para que as lideranças sejam autênticas e positivas, pois com troca de experiências entre um mentor que é um líder com mais experiência, trazendo insights de situações já vividas, feedbacks estruturados e principalmente um acompanhamento no desenvolvimento do liderado trará um ambiente mais inspiracional com funcionários com maior envolvimento, mais capacitados e com retenção de colaboradores.

Referências bibliográficas:

 WEBCONFERÊNCIA – LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES, disponível em: <>. Acesso em 14 Fev. 2023.

BLANCHARD, K. Liderança de Alto Nível: Como Criar e Liderar Organizações de Alto Desempenho, 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com