TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Variaveis Macroeconomicas

Artigo: As Variaveis Macroeconomicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 3

As Variáveis macroeconômicas

Muitas são as variavies macroeconômicas que podem afetar ambas as empresas dos textos. Dentre elas podemos destacar três: A inflação, a Taxa de Juros e a Taxa de Câmbio

A Inflação

Um dos efeitos da inflação, é que se torna mais difícil renegociar alguns preços, contratos e salários, para valores mais baixos, então com o aumento geral de preços é mais fácil para que os preços relativos se ajustem. Muitos valores são bastante inflexíveis para baixo, e tendem a subir, portanto os esforços para manter uma taxa zero de inflação irão punir setores com queda de preços, lucros e empregos. Esses esforços podem também levar a deflação, que podem ser bastante destrutivas, estimulando falências e recessão.

A inflação pode também provocar efeitos sobre a estrutura de produção da economia. Redistribuindo rendas e causando uma desproporção em relação ao volume de demanda para os vários setores da economia, já que os preços não mudam todos juntos e sim cada um com diferente intensidade. Por conta destes efeitos negativos causados pela inflação, os bancos centrais costumam definir a estabilidade de preços como m objetivo primordial de suas políticas, como uma inflação perceptível, mas baixa, como ideal. Uma forma de controlar os preços é a taxa de juros, quanto maior é a taxa de juros, menos dinheiro circula no mercado, o que diminui a capacidade de compra da população. Conseqüentemente, a inflação não sobe.

A Taxa de Juros

Todas as empresas que prestam ou pedir dinheiro emprestado estão sujeitos a risco de taxa de juro ou IRR. A empresa enfrenta risco de taxa de juros quando a mudança nas taxas de juros, afetando linha inferior da companhia. Cada empréstimo ou empréstimo de uma empresa está envolvida contem seu próprio risco de taxa de juros, mas o risco global para a empresa das taxas de juro variáveis pode ser afetado por muitas variáveis que devem ser analisados e minimizados. Em tempos de declínio econômico ou recessão, a empresa pode encontrar refinanciamento e novos empréstimos mais difícil e as taxas de juros mais elevada. Isso é muitas vezes um momento de queda declinar como menos clientes estão financiando compras. A incerteza do fluxo de caixa de entrada juntamente com o aumento do fluxo de caixa de saída de pagamentos de juros aumenta a exposição da empresa ao risco de taxa de juros.

A Taxa de Câmbio

A força do dólar dos EUA em relação a outras moedas estrangeiras, como a libra ou o iene, pode afetar o risco de uma empresa da taxa de juros se está pagando juros da dívida externa.Em economia internacional utilizamos o dólar como moeda de referência, então, no Brasil, a taxa de câmbio é a taxa de troca entre o Real e o Dóla. Em outras palavras, a taxa de câmbio determina quantos reais são necessários para se obter um dólar no mercado.

Por exemplo, se um fabricante de roupas pequena está tomando condições de crédito a partir de seu fornecedor chinês em yuan, que a dívida se torna mais caro que o dólar dos EUA enfraquece. A receita da empresa ainda estão chegando em dólares, mas sua dívida é agora uma maior resistência na linha de fundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com