TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 1 Da Escola De Negócios

Dissertações: Atividade 1 Da Escola De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

Clara e a gestão sombria

Eu mudaria esse título para Yolanda e a gestão sombria, eu já fiz exatamente o que clara fez, vi as oportunidades e tomei decisões sem planejamento financeiro, administrativo, ou qualquer outro tipo de planejamento. Agi por impulso, o que nunca deve se fazer em uma empresa.

O planejamento deve ser o passo chave para qualquer tomada de decisão em uma empresa, com certeza por falta de planejamento Clara e eu, gastamos o dinheiro que tínhamos para o investimento de maneira errada e sem controle, resultando assim em gastos acima do permitido. Outra consequência da falta de planejamento foi com certeza um retorno aparentemente grande, mas que na ponta do lápis não foi o suficiente para cobrir os gastos do investimento.

Assim como Clara, todos nós como administradores ou gestores, teremos que tomar muitas decisões de suma importância para o rumo da empresa, e assim como Clara, sei por experiência própria que um planejamento cuidadoso de cada etapa do novo investimento e de seus possíveis resultados, é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.

Sisifo

Mesmo depois de analisar o texto e tentar achar pelo menos um fator positivo nas atitudes de Sisífo, eu não consegui ver como essas ações poderiam ser vistas como positivas ou até mesmo como uma virtude de Sisífo. Eu poderia até considerar a sua persistência como algo relevante, porém não concordo com o rumo de sua determinação, que foi inteiramente baseada em mentiras e trapaças, tanto que seu destino foi uma recompensa de suas escolhas.

Dentro de uma empresa essas ações, ou seja, esses Sisífos, podem constituir na decadência da mesma, pois quando tentamos atingir nossos objetivos através de meios inadequados, ou do famoso “jeitinho brasileiro”, teremos que lidar com as consequências que cedo ou tarde baterão em nossa porta. Essas consequências podem ser vistas claramente no ambiente de trabalho, pois uma equipe integrada por um ou mais Sisífos, será influenciada por tais ações, por exemplo, uns seguirão Sisífo, outros não, tornando assim em uma equipe dividida e em desarmonia.

Assim como na mitologia, na empresa também haverá resultados finais para as ações dos Sisífos, sejam elas simples como uma demissão, ou um pouco mais complexas e difíceis de corrigir, como a desintegração de equipes, corrupção dos valores de uma empresa em geral, entre outros.

Uma boa empresa é sem dúvida formada por pessoas que ao contrário de Sisífo, são comprometidas com a ética e com a beleza do contraste entre o certo e errado, sabendo diferencia-los claramente.

Atividade 1 - Comunicação

Recentemente, tive um problema com uma funcionária que trouxe dois atestados falsos para justificar suas faltas. Ao descobrir isso, conversei com ela, ela obviamente negou, mas a própria clínica de onde procederam os atestados estava do nosso lado, pois eles também queriam saber como ela havia conseguido esses atestados, sendo que nunca havia sido paciente deles. Tudo indicava que eu deveria demiti-la por justa causa, o contador queria que eu fizesse isso, meu esposo ( sócio) queria que eu fizesse isso, no entanto ao conversar com ela, eu percebi que mesmo estando errada, ela iria adiante com o assunto, ela não aceitaria aquela justa causa assim, ela iria tentar reverter a situação, e como nossa empresa é pequena e está num momento financeiro extremamente delicado, não seria viável ter que pagar advogado para um processo, então eu decidi não dar a justa causa, eu conversei com ela, fui bem clara com minha opinião sobre os atos dela, porém eu não queria que isso se tornasse em uma guerra, pois apesar de tudo, ela foi uma boa funcionária, prestou um bom serviço à empresa. Ela me escreveu uma carta com um pedido formal de demissão, e assim terminamos nosso vinculo e história com ela. Ela até mesmo me ligou logo após os acertos finais com o contador, e disse que apesar de tudo ela me desejava sucesso, pois eu merecia. Achei que o resultado foi de sucesso, pois com a boa comunicação conseguimos poupar a empresa de mais um problema financeiro, e evitar ganhar inimigos nessa fase de crescimento da empresa.

Atividade 1 – Comunicação e expressão

Você concorda com a posição da autora sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com