TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Planejamento

Dissertações: Atps De Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  3.129 Palavras (13 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

POLO: ANANINDEUA

Igor Barros de Moura - RA: 435022

Marcelo Muniz de Barros – RA: 437752

Marco Antônio Marques Diniz – RA: 407159

Zael da Silva e Silva - RA: 420516

Planejamento, Programação e Controle de Produção.

Assunto: Relatório da importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção para as empresas.

Professor- EAD: Me. Luiz Manuel Palmeira.

Marcelo Muniz de Barros – RA: 437752

Planejamento, Programação e Controle de Produção.

Assunto: Relatório da importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção para as empresas.

Professor- EAD: Me. Luiz Manuel Palmeira.

.

INTODUÇÃO

O PPCP é uma área de de4cisão da administração, que a partir de sua elaboração, o próximo passo é de sua execução. O planejamento quanto ao controle dos recursos do processo produtivo a fim de agregar bens e serviços, programar produção significa determinar quando deverão ser realizadas as tarefas e operações de produção e quanto deverá ser feito. As decisões do PPCP ocorrem em diferentes níveis e horizontes de tempo e períodos de replanejamento, bem como consideram diferentes níveis de agregação da informação. Essas decisões podem ser divididas em três níveis de planejamento de longo, médio e curto prazo e controle.

Para que sejam obtidos melhores resultados e aumento da concorrência de negócio, as empresas em geral possuem como metas atingir a máxima produção, minimizar todos os custos e aumentar constantemente a qualidade final dos seus produtos, recebendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos. O Planejamento e Controle de Produção é a atividade que torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do plano de produção. O PCP é responsável em planejar, programar e controlar a produção, como também o andamento de itens e informações, desde o cliente até o fornecedor. Este trabalho tem como objetivo retratar a importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção nas empresas.

CONCEITOS

Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) é uma função técnica e administrativa que tem por objetivo fazer os planos que orientarão a produção e servirão de guia para seu controle. É um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores da empresa. O PPCP objetiva formular os planos para organizar a aplicação dos recursos humanos e materiais de modo a controlar as ações para correções de eventuais desvios e minimizar perdas.

As empresas precisam aperfeiçoar o uso de seus recursos materiais, financeiros, mercadológicas, administrativas, humanas, intelectuais e sociais, de forma a oferecer um resultado cada vez melhor aos que o cercam. Para isso, existe o planejamento e controle de produção (PCP) que visa aumentar a eficiência e eficácia da empresa.

A eficiência é quando se utiliza adequadamente os recursos empresariais, ou seja, está ligada aos meios, métodos, normas, procedimentos e programas, já a eficácia significa o alcance dos objetivos propostos pela empresa, e se relaciona aos fins, objetivos a serem alcançados.

O PCP é um conjunto de atuações inter-relacionadas que o objetiva direcionar o processo produtivo da empresa para o atendimento das expectativas dos clientes. O objetivo do PCP é constituir planos e controles que garantam tempo adequado, qualidade adequada e custo adequado. Ou seja, produzir da melhor maneira possível, atendendo a demanda e tendo bons resultados para a empresa.

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”. (LOPES; MICHEL, 2007 apud MOREIRA, 1999).

O PCP - Planejamento e Controle da Produção consistem em um artifício utilizado no gerenciamento das atividades de produção, com funções envolvendo:

 Planejamento: o que e quando será produzido.

 Programação: recursos utilizados para a operação, com início e término de todo o andamento de trabalho.

 Controle: monitoramento e correção de desvios da produção, bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo.

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e foca o futuro. O PCP planeja e controla a produção desses bens ou mercadorias. O objetivo da administração destes princípios é alcançar a combinação da eficiência e eficácia, os mesmos tem a finalidade de atuar sobre os meios de produção com o proposito de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia. O PCP atua antes, durante e depois do processo produtivo.

O PCP trabalha com um enorme volume de informações. Na realidade, ele angaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com