TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Empreendedorismo

Ensaios: Atps Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 8

UMÁRIO

Introdução 04

Definição de Empreendedorismo 05

Etapas essenciais para se criar um novo negócio 07

Conceito de Plano de Negócios 08

Execução do Plano de Negócio 11

Considerações Finais 13

Referências Bibliográficas 14

INTRODUÇÃO

Conforme estudos sobre a importância de se conhecer como funciona um plano de negócios e como ele influencia o sucesso profissional. Neste trabalho iremos destacar sua importância e demonstrar como ele funciona para a abertura de uma empresa. Podendo ser compreendido por qualquer pessoa que queira conhecer este campo que para muitos é novo. Aqui retrataremos uma escola de supletivo para um grande público alvo, e como o plano de negócios atuou para a abertura deste novo empreendimento.

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Após pesquisas a respeito de empreendedorismo percebemos que um dos principais erros do empreendedor iniciante é não dar importância para o planejamento do negócio. É essencial ter estes dados no papel, analisar quais os pontos em que precisa de mais informação e capacitação.

Sobre a mortalidade das pequenas empresas a taxa ainda é alta, sendo que no Brasil 22% fecham nos primeiros dois anos contra 15% em países mais desenvolvidos.

Outro fator importante para o sucesso do negócio é saber dominar técnicas de gestão e ter um comportamento protagonista, de liderança, para poder alcançar os objetivos. E claro ter afinidade com o ramo com o qual pretende abrir. Até porque seguir a idéia de investir no mercado mais promissor do momento nem sempre dá certo, pois amanhã ele pode estar saturado.

O processo da escolha do empreendimento segue alguns critérios. Primeiramente é refletir se você tem vocação para atuar neste ramo. Segundo avaliar se o mercado está favorável seguindo três fatores: se tem clientes para este ramo, se tem a opção de fornecedores sempre vendo a questão custo/benefício, e como está a concorrência. E terceiro a questão financeira, se você tem os recursos necessários. Mas geralmente se define mesmo pela afinidade com o ramo até porque o interesse em se capacitar é maior.

Existe outro caminho com um custo mais baixo para o microempreendedor iniciante que é buscar consultoria em faculdades/instituições que possuem consultores disponíveis, pessoas bem sucedidas que se dispõe a contar a própria experiência.

Depois de aberto o negócio existem outros aspectos que precisam ser controlados. Por ser uma empresa pequena as relações entre as pessoas costumam ser muito pessoais e quando há um conflito contamina todo o ambiente. Mas da pra tirar proveito disso, como são poucas pessoas é mais fácil compreender quais as expectativas de cada um e avaliar as competências destas pessoas.

Outro fator importante após a abertura da empresa é o pensamento inovador do empreendedor, isto deve ser permanente e não momentâneo. A Tecnologia não para e a empresa deve sempre acompanhar e não estacionar neste quesito. Pesquisas mostram que 88% dos pequenos empresários não apostam na inovação. São tantas oportunidades, informações que justamente isto pode ser o problema. Até porque fonte de conhecimento existe, mas muitas vezes não é passado com clareza para a iniciativa privada.

Os principais motivos para o fechamento do negócio nos primeiros dois anos são: falhas gerenciais e a conjuntura econômica.

ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

O sonho de qualquer pessoa com certeza é trabalhar no que gosta, ainda mais se você for o dono do seu próprio negócio.

Aquela visão de algo e um dia poder concretizar. E melhor ainda gerando lucro financeiro, unindo o útil ao agradável.

Mas não basta ter só a ideia, conhecer o mercado é fundamental, buscar conhecer o que as pessoas querem e não tem alcance, até porque a tecnologia está aqui, mas nem sempre para todos, e é esse o ponto, buscar este produto ou este meio e alcançar os desejos das pessoas.

Tendo isto em vista vem a parte financeira, se tenho condições para alcançar o que quero, sempre levando em conta também a questão de fornecedores, se existem ou não.

A troca de informações com pessoas que alcançaram sucesso é um ótimo meio de informação e motivação, sempre levando em conta os erros e acertos, os altos e baixos.

Com base nestas informações a respeito de empreendedorismo que estudei, escolhi um ramo na área da educação. Mais especificamente uma escola que oferece cursos de supletivo.

Atendendo ás pessoas que buscam capacitação profissional e não tem acesso porque não concluíram o ensino básico. O fato é que existe este cliente que necessita de um curso, de um crescimento profissional, e não alcança o objetivo por falta de opções de supletivo no mercado, com preço, qualidade e tempo hábil. O retorno econômico não é rápido até porque o investimento inicial é alto.

Para dar certo é fundamental uma equipe de professores qualificados e empenhados em atender estes clientes. Mas o bom atendimento deve ser em todos os setores, até porque o cliente, neste caso o aluno, não pode se sentir só mais um, e sim único.

O empreendedor, ou seja, a pessoa que teve a ideia e uniu com a oportunidade, não está só comprometida com a criação, mas também diariamente com o feedback em relação aos alunos, se está atendendo a demanda. Até porque os objetivos destes clientes podem mudar e o melhor jeito de saber é tendo este contato.

CONCEITO DE PLANO DE NEGÓCIOS

Objetivo Certo Cursos de Supletivo

Rua: João Marcatto, 186 – Centro – Jaraguá do Sul / SC.

Telefone: 3055-0000.

Site: www.objetivocerto.com.br

Endereço eletrônico: atendimento@objetivocerto.com.br

Proprietárias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com