TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria Da Adm

Monografias: Atps Teoria Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Esse trabalho tem por finalidade mostrar as dimensões da Administração dentro das organizações bem como conhecer as contribuições dos gerentes nas empresas, juntamente com suas habilidades, para que assim então posamos entender os princípios de cada um deles.

Com ele também podemos entender a importância do papel do administrador frente a tomada de decisões juntamente com o seu impacto dentro das organizações.

Para desenvolvê-lo seguimos uma série de passos ao qual nos levou ao conteúdo do mesmo apresentado.

Concluímos aqui e finalização do trabalho de ATPS da matéria de Teoria Geral da Administração.

I ETAPA DESENVOLVIMENTO PASSO 1 DA ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)

1.1 A abordagem clássica da Administração, Escola Clássica Taylor, Escola Clássica Fayol.

Administração é simplesmente o ato de trabalhar com e através de pessoas, para realizar os objetivos, tanto da organização quanto de seus membros. Ou seja, Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

I ETAPA DESENVOLVIMENTO PASSO 2 DA ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)

1.2 Principais verificações de Taylor e Fayol para a Administração.

Taylor foi o criador da teoria da administração cientifica. Experiente em linha de produção destacou a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência.

Taylor dividia a autoridade e responsabilidade dos funcionários, diferenciando as tarefas de planejamento, treinava e selecionava o trabalhador permitindo a qualificação e aperfeiçoamento técnico.

Principais Verificações da Teoria de Fayol.

Fayol foi o Criador da Teoria da administração Clássica, cujo objetivo era aumentar e potencializar a eficiência da organização por definição de níveis de responsabilidades.

A Teoria de Fayol tem base em seis funções básicas na empresa:

1. Função Técnica

2. Função Comercial

3. Função Financeira

4. Função Contábil

5. Função de Segurança

6. Função de Administração

Fayol elaborou também quatorze princípios administrativos para se levar em conta a realidade de uma empresa, que destacam a autoridade, unidade de comando aonde os subordinados recebem ordens de um superior e obedecem com disciplina rígida as ordens.

I ETAPA DESENVOLVIMENTO PASSO 3 DA ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)

1.3 Analogia das verificações feitas no passo 2 com os dias atuais na empresa ‘JC Confecções’

A empresa JC Confecções, tem de semelhança muito com a teoria de Taylor. Um dos primeiros motivos é o trabalho em linha de produção, por ser uma empresa de confecções de malharia, onde os funcionários elaboram os processos de molde, corte, costura e estamparia para poder finalizar o produto.

Taylor aplicaria a divisão e racionalização do tempo de trabalho dividindo as responsabilidades para aumentar a eficiência dos funcionários. Buscar novas formas de atualização e aprendizado dos funcionários formando-os nas atividades essenciais de produção e administração.

Fayol remodelaria toda a estrutura interna da empresa, aplicando a pirâmide organizacional distribuindo a linha de produção e separando os proprietários para apenas delegar ordens e cuidar da direção da empresa. Os funcionários cada um responsável por uma linha de produção, atividades divididas tanto em termos de tempo como de espaço, estudando todas as fases e procedimentos da produção para no fim ter o mínimo de prejuízo em relação a organização e produção de cada departamento.

Melhorias para JC Confecções

1° Quedas nas Vendas e reclamação dos Clientes quanto a qualidade dos produtos e atendimento.

Para a melhoria da empresa JC Confecções podemos considerar a teoria de Taylor no sentindo de incentivar os funcionários a treinamento e aperfeiçoamento técnico da linha de produção e atendimento ao publico para apresentar um resultado melhorado do produto final potencializando a qualidade e venda do produto.

Fayol desenvolveria um departamento comercial responsável pela compra de melhor matéria prima para os produtos da empresa, departamento também responsável pelo publico alvo da empresa, atendendo as reclamações, sugestões e solicitações dos clientes.

2° Comunicação interna inexiste, Colaboradores desmotivados e proprietários não tem mais voz de comando.

Taylor distribuiria as atividades através das regras básicas, administração em contas a pagar e receber, departamento pessoal e financeiro. Produção molde, corte, costura e estamparia dividindo em diferentes etapas as atividades da empresa para que não haja falta de comunicação e desmotivação entre os funcionários e mais uma vez aplicar a formação e aprendizado de tanto os superiores quanto colaboradores em cada uma de suas funções.

Fayol isolaria os proprietários Carlos e José na função administrativa para gerência e controle das atividades do departamento técnico, comercial, financeiro, contábil e segurança (demais funcionários). Dessa forma haveria uma voz de autoridade superior na empresa que colocaria ordem tanto no trabalho como na organização das atividades de cada funcionário, motivando a cada colaborador a aprender mais sobre sua tarefa.

II DESENVOLVIMENTO PASSO 2 DA ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)

2.2 Abordagem Clássica da Administração

Nessa etapa em debate com o grupo reunido e após a leitura complementar Apesar de termos usados como sinônimos, existem pontos de divergências muito marcantes entre a Administração Científica de Frederick Taylor e a Teoria Clássica de Henri Fayol. Segundo Chiavenato, enquanto Taylor deu ênfase à tarefa, Fayol deu foco à estrutura. Taylor se preocupou com a Organização Racional do Trabalho , que por meio da análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com