TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TGA ETAPA 2

Dissertações: ATPS TGA ETAPA 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução.

O objetivo desta ATPS é compreender os fatores que fizeram surgir à administração.

Conhecer ás razões do surgimento das teorias da administração e suas principais características.

Desenvolvimento.

Pesquisamos sobre a origem da administração, e o surgimento de suas escolas. e seus principais nomes , como Taylor , Ford , Fayol e Weber .

Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.

A Teoria Geral da Administração começou com a "ênfase nas tarefas", na Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a "ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Fayol, e com outros princípios como o Fordismo de Henry Ford e a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista.

A Reação Humanística surgiu com a "ênfase nas pessoas", por meio da Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO). A "ênfase no ambiente" surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a "ênfase na tecnologia".

Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

As principais escolas da administração são:

Taylor: escola clássica - precursor da administração científica, é aquele que mais contribuiu para a formação da tecnologia de Organização e Métodos, principalmente a nível da instrumentação para fins de racionalização do trabalho (simplificação do trabalho e análise de estruturas).

A Revolução Industrial ocorreu primeiramente na Europa devido a três fatores: 1) os comerciantes e os mercadores europeus eram vistos como os principais manufaturadores e comerciantes do mundo, detendo ainda a confiança e reciprocidade dos governantes quanto à manutenção da economia em seus estados; 2) a existência de um mercado em expansão para seus produtos, tendo a Índia, a África, a América do Norte e a América do Sul sido integradas ao esquema da expansão econômica europeia; e 3) o contínuo crescimento de sua população, que oferecia um mercado sempre crescente de bens manufaturados, além de uma reserva adequada (e posteriormente excedente) de mão-de-obra.

Considerações finais.

Não estamos vivendo uma revolução industrial. E sim vivendo uma evolução tecnológica,

as indústrias destinadas a cada ramo já existem... Elas apenas estão se aperfeiçoando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com