TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto-avaliação do perfil de sua empresa

Projeto de pesquisa: Auto-avaliação do perfil de sua empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é abranger o maior número de pessoas que ao tomar conhecimento de seu conteúdo, possa agregar um maior aprendizado nessa área especifica de empreendedorismo. Em muitos pontos poderão ser vistos que é necessário que o empreendedor esteja sempre se atualizando, se capacitando e acima de tudo, planejando.

Muito facilmente, somos levados a tomar decisões importantes na nossa vida, baseadas em impressões ou emoções, mas no mundo do empreendedorismo é preciso manter os pés no chão, uma vez que implica gastos, ainda que não financeiros, implica tempo, e num mundo globalizado como o de hoje, o desperdício de tempo deve ser evitado.

Através destas poucas páginas, vamos tentar destacar a importância de detalhes que demonstram que o empreendedor, pode ser qualquer pessoa com apenas uma brilhante ideia, que, colocada em prática pode trazer resultados muitos satisfatórios à sociedade. São pessoas pensadoras, realizadoras, inovadoras. Pessoas, que possuem uma visão clara de como a vida podem ser melhores. Pessoas que mudam o conceito do que é possível.

É importantíssimo que desde já definamos o que vem a ser Empreendedorismo. Utilizaremos adiante vários conceitos que se entendem por empreendedorismo, por tudo aquilo que abrange este teme que se desdobre por vários pontos de vista. Podemos destacar que empreendedores estão sempre em busca de novas soluções para os velhos problemas da sociedade.

1. Auto Avaliação de seu perfil empreendedor

Gráfico de Auto Avaliação

Média do Grupo de 3 pessoas: 120 pontos

A média do grupo, como na figura acima, foi de 120 na auto avaliação, e concluímos que o grupo tem características empreendedoras, possuindo uma visão ampla do futuro nos negócios, somos seguras e capazes de tomar decisões minimizando os risco.

O grupo ainda precisa melhorar alguns aspectos em relação ao que é ser empreendedor. Atualmente com toda a evolução, em geral, temos visão empreendedora, como aponta o resultado do grupo.

Uma pesquisa de auto avaliação feita com 3 pessoas, neste caso já mostra um perfil empreendedor, onde podemos constatar que em média as pessoas já tem um visão empreendedora, mais não significa que somos, pois precisamos, além de uma visão, uma pratica de empreendedor; Precisa-se de um segmento como base para traçar um objetivo em cima disso, criando planos de negócios sem ter receios de evoluir, ter uma estrutura formada para ser um verdadeiro empreendedor que o grupo ainda não tem essa ampla experiência produtiva.

O empreendedor trabalha focada em seu objetivo, sabendo que, planejando ele vai obter sucesso, mas nem por isso tem medo de arriscar e errar. Ele trabalha para seus desejos, correndo atrás de inovação, de ideias, trabalhando na própria evolução. Podemos detectar, hoje, muitas cabeças empreendedoras, com ideias, com desejos, sonhos. Mas não significa que todos estão preparados para sair no mercado e colocar tudo isso em prática, para funcionar, arriscar. Para um bom empreendedor o importante é planejar. Ter um bom plano de negócios, saber administrar o que esta fazendo. Como vimos nos estudos “ele corre riscos calculados”. O que significa que ele arriscar sim, não tem medo de tentar, mas para isso ele se organiza de maneira que, pelo seu conhecimento e planejamento, o segmento escolhido tem probabilidade maior de dar certo do que falhar. Ai que ele “se joga”, vai em frente e obtêm o sucesso desejado. Ele se preparada para empreender. Sabe os riscos e as vantagens que terá daquele negocio.

Todos nós queremos crescer e evoluir, temos ideias e inúmeros objetivos a ser conquistados, porem precisamos nos preparar e conhecer bem o segmento que desejados empreender. O empreendedor é muito confundido com o administrador porque temos um pensamento, onde, aquele que arriscar e se da bem é um bom administrador. Daí para frente ele só vai precisar administrar e supervisionar. Será o gerente. Então precisamos ter a consciência que o empreendedor, claro, é um bom administrador, mas ele esta lá no meio. Ele esta em contato 100% do tempo com o que esta acontecendo, está envolvido diretamente. Ele precisa desse relacionamento, ele serve para si e para seus clientes

.

Concluindo, uma auto avaliação pode detectar uma visão empreendedora, porém em nossa opinião o empreendedorismo é um talento que se adquire com preparação e conhecimento.

2. Diferença entre ADMISNITRADOR e ser EMPREENDEDOR:

O conceito de empreendedor vem evoluindo desde séculos atrás. Tendo uma visão mais geral, no início, um bom gerente já era considerado um empreendedor , já nos dias atuais, sendo bem mais ampla essa definição. Criamos inúmeros fatos e conceitos sobre essa, de certa forma, “Era do empreendedor”, que tem as qualidades de um administrador somando com suas habilidades pessoais entre criatividade e desenvoltura, gerando novas ideias e expandindo o negócio que já existe ou que ele mesmo criou.

Hoje, a inovação toma conta do mundo. Saber inovar, arriscar, administrar, e ter sucesso no que faz é o objetivo da maior parte da população (como aponta os dados retirados do livro em estudo), o número de pequenas e médias empresas vem crescendo muitos mais. Em relação a época de 1999 e 2000 onde tivemos o aumento do índice de desemprego, sem alternativas os ex-funcionários a criar coisas novas, tentar se virar e inovar com a experiência que já tinham, assumindo negócios próprios utilizando o que tinham e o que podiam e quando menos se espera esses funcionários já estão do outro lado, já administram, gerenciam e, claro, empreendem. Nessa época iniciou esse conceito mais aprofundado de empreendedor. A partir desse aumento de micros, pequenas e médias empresas, de funcionários autônomos cresceram e progredindo cada vez mais.

O mercado esta aumentando, transformando e criando essas empresas, destacando esses chamados “empreendedores” que crescem e tornam o mundo cada vez mais competitivo. Lembrando que temos algumas diferenças entre o empreendedor e o administrador .

O conceito do administrador baseia-se em trabalhar nas necessidades que lhe são impostas, seguindo apenas seus critérios planejados trabalhando em cima de agenda li dando com papeis documentados. Visa, pelo poder e recompensa financeira, sendo esse um de seus principias objetivos. Tem a necessidade de autoridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com