TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Axiomas De Zurique

Artigos Científicos: Axiomas De Zurique. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo:

Os Axiomas de Zurique

Max Gunther

Introdução

Escrito pelo filho de um banqueiro suíço, Franz Heinrich, o livro trata de como ganhar dinheiro, trata de riscos e de como gerenciá-los. Tem uma abordagem de fácil compreensão e é repleto de exemplos de situações reais que ajudam a ilustrar a imagem dos axiomas mencionados. Para o autor, é preciso apostar para ganhar, porém como nem todos gostam de correr riscos é aí que se cria um diferencial.

Franz Heinrich sempre deixou claro ao filho que não se fica rico com salário. Deve haver mais que isso, deve haver especulação. E pela observação desse meio, que um grupo de suíços que operavam em mercados e ações, criou os Axiomas de Zurique onde são 12 grandes axiomas e 16 axiomas menores.

Esses axiomas são regras para assumirem riscos e contestam vários clichês do mercado de investimento. O próprio trabalho define os axiomas que a filosofia de especulação é um marco para uma vida de sucesso.

1º Grande Axioma: o risco

O autor traz abaixo o argumento de que um investimento que ofereça segurança seja a opção quando se trata de ganhar dinheiro. É preciso arriscar, viver uma aventura, ou sua vida será um eterno tédio. O lucro vem do risco. Assim deve ser nossa vida, expondo-a a riscos, sentindo o sabor das preocupações. Existe um 1º axioma menor dentro deste: só aposte o que valer a pena. Para a grande maioria, isto significa que só se deve apostar o que se possa perder, ou seja, quando o resultado final não passe da soma zero, no caso de perdas. Apostas medíocres geram retornos medíocres. Na verdade, o axioma quer mostrar que é preciso assumir um risco para alcançar algo realmente interessante onde haja muito mais a ganhar que a perder. E há também um 2º axioma menor que se refere às tentações na diversificação. No mundo dos investimentos, quer dizer espalhar, colocar pequenas quantias de dinheiro em diferentes setores. Criar segurança. Acaba que com isso você se protege de tudo. Algo pode dar errado que você estará protegido pelo o que deu certo. Há três fatores negativos ao diversificar: (1) você vai contra o 1º axioma menor, deixando de apostar no que vale a pena, (2) o ganho de um se anula com a perda de outro e (3) no final são tantos investimentos em diferentes setores que você acaba não entendendo de nada e gera uma verdadeira confusão. Melhor colocar seus ovos em um mesmo cesto e tomar conta do cesto que distribuí-los e sair correndo para pegá-los quando a raposa atacar.

2º Grande Axioma: a ganância

“Realize o lucro sempre cedo demais” e “não estique sua sorte”. O querer mais é inimigo do especulador. Esse axioma pode ser resumido por um simples ensinamento: diminuir a ganância aumenta suas chances de ficar rico. Dominar a ganância, algo inerente ao ser humano, é ter autocontrole, e autocontrole torna-o um especulador melhor. Ao ganhar uma boa quantia, saia e aproveite. Saber a hora de parar é fundamental. O autor cita que de forma nenhuma se deve ficar olhando o valor da ação vendida, mas no lucro que teve ao vendê-la mesmo a um preço menor que o da semana seguinte. O que nos leva ao 3º axioma menor que fala sobre a importância em saber quanto se quer ganhar, para que quando que quando este momento chegue o investidor se dê por satisfeito e se desfaça do investimento ainda com lucro. O cumprimento da meta desejada e planejada será a indicação da hora de parar.

3º Grande Axioma: a esperança

“Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.” Nem sempre as coisas vão conforme planejamos, o que o especulador achava ser um bom negócio pode ser um tiro no pé, e ai está a importância na habilidade em saber perder, em sair do jogo ao invés de ficar insistindo e perdendo ainda mais dinheiro. Ao observar que o mercado está ruim, analise a situação e vendo que não há chances de melhora, saia e salve-se antes que todos entrem em pânico e tudo piore de vez. Estabeleça uma faixa de perda e tome a decisão de sair quando esta faixa for alcançada para se proteger de perdas ainda maiores, não fique na esperança de que as coisas irão melhorar. Não tenha medo de se arrepender mais tarde, não tenha dó de largar um investimento com uma leve perda, e aceite o fato de ter errado ao colocar seu dinheiro naquele papel, ou qualquer outro meio de investimento. É bem mais inteligente enxergar este erro que permanecer nele na ilusão que as coisas irão melhorar, perdendo ainda mais. Para complementar, o 4º axioma menor vem nos dizer sobre a importância em aceitar as perdas como fatos da vida. Olhar de forma positiva, como uma lição aprendida. Melhor perder X que 3X caso não tomasse uma atitude.

4º Grande Axioma: previsões

É de suma importância que não se acredite nas previsões, pois o mundo financeiro é volátil e pode mudar a qualquer momento, ele é baseado no comportamento humano de oferta e demanda, ou seja, envolve emoções, não é previsível. É extremamente difícil para não dizer impossível acertar o que acontecerá daqui meses ou anos. Por isso, um especulador de sucesso não deve dar ouvidos às previsões, mas estar bastante atento ao que acontece no dia a dia e reagir conforme o seu planejamento. Se as coisas andarem mal, siga o 3º grande axioma e abandone o barco.

5º Grande Axioma: padrões

Onde se tem seres humanos atuando e gerando valor, não se pode esperar uma ordem linear, a ordem será espontânea. Por isso, mantenha a cabeça fria e os axiomas sempre a mão. Não acredite em fundos administrados por gestores que criaram fórmulas em fazer dar certo, não existem fórmulas, e o que pode estar bem hoje, pode não estar amanhã. Aprendemos mesmo com as perdas, ficando mais atento com o que acontece no presente. Os axiomas dizem que a sorte é o dado mais poderoso para o sucesso ou fracasso de qualquer especulação.

O quinto grande axioma vem acompanhado de quatro axiomas menores. O primeiro vem do fato de que se algo aconteceu no passado não quer dizer que venha a acontecer da mesma forma novamente. E nessa linha temos o quinto axioma menor fala sobre a Armadilha do Historiador. A história não precisa de fato repetir. Não espere uma alta baseando em fatos históricos, o mercado está em constante mudança.

O sexto axioma menor vem na mesma linha, mas em forma de gráficos, a Ilusão do Grafista, onde os dados históricos podem ser visualizados de outra forma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com