TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Axiomas de Zurique

Resenha: Axiomas de Zurique. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Resenha  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Gunther, Max. Os axiomas de Zurique, 20ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

Título original: The Zurichs axioms

O livro “Os axiomas de Zurique” trata de estratégias de investimentos, principalmente em renda variável. Pela palavra “axioma”, o autor quer dizer “dogma”, de forma que o livro, em sua essência, visa a apresentar aos leitores os métodos, orientações, idéias e regras, tidas como infalíveis, para diminuir os riscos nos investimentos, aumentar os lucros e ficar rico. Pela palavra “Zurique” o autor se refere à Suíça, país natal dos banqueiros que estabeleceram essas regras.

O livro se divide em 12 “axiomas” principais e 16 secundários. Segue lista dos principais e nossos comentários a respeito de alguns deles.

Primeiro Axioma: Risco

Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante.

Comentário: desse mesmo axioma, podemos formular o caso simétrico, que preferimos: Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você está preocupado demais, então está arriscando mais do que o tolerado para seu perfil. Costumamos dizer que se você não consegue dormir tranqüilo à noite, preocupado com sua posição no mercado, é melhor rever essa posição, pois o risco não deve se sobrepor à qualidade de vida.

Segundo Axioma: Ganância

Realize o lucro sempre cedo demais.

Comentário: concordamos com esse axioma. Não é preciso esperar até o topo do movimento, ou seja, até o preço da ação estar esticado demais, para sair da operação. Eu prefiro realizar os lucros de acordo com os objetivos que tracei, mesmo que o lado comprador da ação ainda se mostre com alguma força. Claro que se a ação estiver com muita força compradora, você pode rever seu objetivo.

Terceiro Axioma: Esperança

Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.

Comentário: concordamos com o axioma. Não acho razoável ficar aguardando ou esperando uma reversão de tendência se todas as conjunturas apontam para a continuação da queda.

Quarto Axioma: Previsões

O comportamento do ser humano não é previsível. Desconfie de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro.

Quinto Axioma: Padrões

Até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso.

Comentário: minha leitura desse axioma (e se for isso mesmo, eu concordo com ele) é a seguinte: no curto prazo, os movimentos não têm fundamentos, nem seguem uma ordem. Quando os movimentos passam a seguir uma ordem, é porque todos já sabem o que vai acontecer e essas previsões já foram precificadas nas cotações das ações. Ou você já entrou e vai lucrar, ou não faz mais sentido entrar.

Sexto Axioma: Mobilidade

Evite lançar raízes. Elas tolhem seus movimentos.

Comentário: concordo. Seja em ações ou em outros investimentos, mesmo na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com