TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS Axiomas De Zurique

Ensaios: OS Axiomas De Zurique. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 10

O 1º GRANDE AXIOMA: DO RISCO

Preocupação não é doença, mas sinal de saúde.

Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante.

1º AXIOMA MENOR

Só aposte o que valer a pena.

2º AXIOMA MENOR

Resista à tentação das diversificações

Estratégia Especulativa

Façamos uma rápida revisão do 1º Grande Axioma. Especificamente, o que ele aconselha a fazer com o seu dinheiro? Manda arriscá-lo. Não tenha medo de se machucar um pouco. Geralmente, a taxa de risco em que estará envolvido não chega a ser de arrepiar os cabelos. Ao se decidir a enfrentá-la, estará se dando a única chance realista de pôr-se acima da pobreza.

O preço a pagar por esta chance gloriosa é um estado de preocupação permanente. Esta preocupação, porém, insiste o 1º Grande Axioma, não é a doença que a moderna psicologia acredita ser. É o molho forte e picante da vida. Quando você se habituar com seu gosto, não passará mais sem ele.

O 2º Grande Axioma:

DA GANÂNCIA

Realize o lucro sempre cedo demais.

3º AXIOMA MENOR

Entre no negócio sabendo quanto quer ganhar;

quando chegar lá, caia fora.

Estratégia Especulativa

Vamos, então, repassar o que nos ensina o 2º Grande Axioma.

Diz, “Venda cedo demais”. Não espere a alta atingir o pico. Não espere que um período de ganhos prossiga indefinidamente. Não teste demais a sua sorte. Parta do pressuposto de que tais períodos são breves. Quando atingir uma linha de chegada previamente estabelecida, liquide a posição e caia fora. Faça-o ainda que tudo pareça cor-de-rosa, mesmo que continue otimista e que todo mundo em volta esteja dizendo que a alta continuará rugindo sem parar.

A única razão para não o fazer será algum fato novo, cujo surgimento praticamente garanta que você continuará ganhando durante algum tempo.

Exceto em circunstâncias assim inusitadas, habitue-se a vender cedo demais. E, uma vez vendido, não se atormente se a alta continuar sem a sua presença. É muito provável que ela não vá durar muito. Se durar, console-se pensando nas tantas vezes em que, tendo vendido cedo demais, protegeu ganhos que, de outra forma, teriam ido por água abaixo.

O 3º Grande Axioma:

DA ESPERANÇA

Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.

4º AXIOMA MENOR

Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida.

Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho.

Estratégia Especulativa

O 3º Grande Axioma diz que não é para ficar parado, estático, quando surgem problemas. Diz para cair fora rápido.Não reze, não alimente esperanças. Esperanças e orações são ótimas, não há dúvida, mas não fazem parte do instrumental do especulador.

Ninguém acha fácil obedecer aos ensinamentos deste Axioma duro e prático, sem sentimentalismos. Examinamos três obstáculos à sua implementação: medo de arrepender-se, incapacidade de abrir mão de parte de um investimento, e a dificuldade de admitir erros. Você pode ser vítima de um ou mais desses problemas, e talvez em níveis sérios. Mas vai ter de resolvê-los, de algum modo. Os Axiomas tratam de especulação, não de auto-análise, de forma que nada têm a oferecer sobre como você há de superar tais obstáculos. Isto é um processo íntimo, pessoal, provavelmente, esse como é diferente em cada caso. O 3º Grande Axioma limita-se a dizer que saber perder é essencial para o especulador. É parte da técnica do jogo. O fato de a maioria não conseguir aprender essa técnica é uma das principais razões por que existem tão poucos bons especuladores e jogadores.

O 4º Grande Axioma;

DAS PREVISÕES

O comportamento do ser humano não é previsível.

Desconfio de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro.

Estratégia Especulativa

O 4º Grande Axioma diz para você não montar o seu programa especulativo baseado em previsões, porque dá errado. Esqueça todos os prognósticos. No mundo do dinheiro, um mundo moldado pelo comportamento humano, ninguém tem a mais remota idéia do que acontecerá no futuro. Preste bem atenção: ninguém.

Claro, todos nós pensamos no que será que vai acontecer, e nos preocupamos. Mas tentar escapar a essas preocupações apoiando-se em previsões é pobreza na certa. O especulador de sucesso não baseia suas jogadas no que, supostamente, vai acontecer; ele reage ao que realmente acontece. Trace o seu projeto especulativo baseado em reações rápidas a eventos que você vê acontecendo à sua frente, na hora. Naturalmente, ao escolher um investimento e colocar o seu dinheiro nele, você tem esperança de que o seu futuro será brilhante. Essa esperança, presumivelmente, vem de muito estudar e de muito pensar. O ato de pôr o seu dinheiro na operação é, por si só, uma espécie de previsão. Você está pensando: ‘’Tenho razões para esperar que isto dê certo.’’ Não deixe, contudo, que tal pensamento se congele num pronunciamento oracular:

‘’Vai dar certo, porque as taxas de juros cairão’’. Nunca, jamais, perca de vista a possibilidade de ter apostado no cavalo errado. Se a especulação der certo, e você se vir a caminho da linha de chegada preestabelecida, tudo bem. Mas se, apesar de todas as promessas de todos os profetas, as coisas começarem a sair erradas, lembre-se do 3º Grande Axioma: abandone o barco.

O 5º Grande Axioma:

DOS PADRÕES

Até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com