TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANCED SCORE CARD

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

Introdução ......................................................................................................................... 01

Ferramentas de Gestão Seis Sigma, Balanced Scorecard....................................................02

Característica das ferramentas BSC e Seis Sigmas na gestão estratégica e qualidade........03

Empresas que obtiveram sucesso.........................................................................................03

Empresa que obteve implicações..........................................................................................04

Conclusão.............................................................................................................................05

Referencias bibliográficas....................................................................................................06

Introdução

Para atrair a atenção dos consumidores, num mercado cada dia mais competitivo, as organizações precisam estar preparadas para situações diversas, é preciso se preocupar desde a origem da matéria prima de seu produto até o seu descarte quanto este não mais servir.

O presente trabalho trás duas ferramentas de gestão que auxiliam as empresas a exceder as expectativas de seus clientes: O Balanced Scorecard – BSC e os Seis Sigma.

Pretende-se aqui demonstrar a eficiência e eficácia que essas ferramentas podem atingir, agregando valor aos produtos e serviços de uma organização, desde que bem aplicados.

No processo de BSC, por exemplo, para atingir sucesso é necessário planejar e definir metas a fim de envolver os colaboradores, esclarecendo e traduzindo a missão da empresa bem como aprendendo através dos ensinamentos proporcionados pelo feedback entre a equipe.

E os Seis Sigma, é uma ferramenta que permite medir o desempenho da organização quanto a qualidade percebida pelo cliente, auxiliando no processo de tomada de decisões para uma melhoria continua.

A metodologia utilizada para este trabalho foi a pesquisa bibliográfica, em sites e artigos, está divido em duas partes, a primeira trás uma pesquisa teórica sobre os assuntos acima mencionados e a segunda a demonstração de duas empresas que utilizaram essas ferramentas, uma com êxito e a outra com implicações.

Ferramentas da gestão

Seis Sigma

   A metodologia Seis Sigma, foi desenvolvida pela Motorola na década de 80. Essa pratica tem como finalidade reduzir custos, aumentar a participação no mercado e obter os melhores resultados na área financeira e na qualidade, é muito usado como estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações.

   Para a aplicação dos seis sigmas é necessário uma transformação na empresa, se baseia na busca constante de pequenos erros e falhas no processo, e resolução dos mesmos, para isso é necessário uma análise, uma coleta de dados, e um desenvolvimento dos meios necessários para essa tarefa. Toda a organização deve estar comprometida, não se deve deixar de lado a satisfação do cliente, pois esta na verdade é a direção.

Balanced scorecard-BSC

   O BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição de desempenho, utilizadas na definição da estratégia empresarial; gerência do negócio e serviços; e na gestão de qualidade. Seu principal objetivo é fazer com que as ações operacionais sejam realizadas de acordo com o planejamento estratégico, através do esclarecimento da visão e da estratégia da empresa; da comunicação sobre os objetivos; do planejamento de metas; iniciativas estratégicas e do melhoramento de feedback.

   Essa pratica não é somente um instrumento de medição, é uma ferramenta da gestão, usada para estabelecer metas, alocação de recursos, planejamentos; remuneração; orçamentos e etc.

Característica das ferramentas BSC e Seis Sigmas na gestão estratégica e na qualidade

   Percebemos que ambas as ferramentas (BSC e SEIS SIGMA), contribuem para formação de estratégias, na verdade elas direcionam e ajudam o gestor a conduzir um grupo, um setor ou toda o empresa. E proporcionam maior possibilidade de sucesso, prevenindo e eliminando falhas ou processos considerados desnecessários.

   Ao adotar essas ferramentas a qualidade e a obtenção de bons resultados se tornam consequências, pois a empresa atenderá as necessidades e a satisfação tanto dos clientes, quanto da própria organização em si, aumentando e melhorando os seus resultados cada vez mais.

Empresas que obtiveram sucesso

   A Motorola como foi a empresa que desenvolveu essa metodologia, se tornou referência por diversas organizações com os anos.

   Em 1987 a Motorola identificou um aumento continuo no índice de reclamações referente a falhas de produtos manufaturados, ainda em prazo de garantia. Isso levou a empresa a aplicar uma nova metodologia que eliminasse o máximo de falhas e alcançasse a total confiabilidade dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com