TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Armand Mattelary

Por:   •  20/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

• Apresentação da Biografia de Armand Mattelart

• Dados de nascença e vivencia

• Principais atividades

• Apresentação das obras de Mattelart em espanhol

• Fatos interessantes da sua vida

• Principais colegas de trabalhos

• Fatos interessantes da Época

Biografia de Armand Mattelart

Sociólogo belga, em 1936, teve a infância marcada pela Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, foi internado em uma instituição católica, onde adquiriu a consciência do movimento de jovens missionários ligados aos problemas dos países pobres. Estudou Direito e Ciência Política na Universidade Católica de Lovaina. Em Paris, estudou no Instituto de Estudos Demográficos, fundado pelo padre Alfredo Sauvy, que cunhou a expressão "terceiro mundo". Em 1962, conheceu Michèle, com quem viria se casar um ano depois.

Ainda em 1962, no Chile, quando terminou seus estudos, foi nomeado perito do Vaticano em políticas da população. Devido os rebeldes se revoltarem contra os modelos de planejamento familiar, abriu-se a reflexão pra inovar as estratégias de comunicação para divulgar a inovação, permitindo assim uma abordagem mais agressiva sobre os estudos de comunicação .Ele deixou a Universidade Católica para trabalhar no Centro de Estudos da Realidade Nacional (CEREN).E começa a desenvolver o seu primeiro estudo no campo da comunicação

Apesar de não fazer parte de nenhum partido político, é marcado pela Revolução Cubana, a morte de Che Guevara e do Projeto de Allende, que era ativo na tentativa de passar da teoria para ação transformadora da comunicação. No Jornal da realidade nacional, com forte influência do estruturalismo, discute diferentes abordagens para a comunicação sobre a cultura de massa. Após o golpe militar de Augusto Pinochet, Mattelart volta para a França, mas a experiência chilena marcou de forma determinante sua vida e seu pensamento.

Em 1972, ele publicou, com Ariel Dorffman , o livro para ler o Pato Donald , que se torna um bestseller crítico no qual é censurado em os EUA. Em 1974, trabalhou no filme “A Espiral”, dedicado a trama internacional que levou a queda de Allende.

Mattelart tornou-se um dos ideólogos de mais prestígio entre os países de língua espanhola.

1. Dados de nascença e vivencia:

Armand Mattelart nasceu em 1936 na Bélgica, e visitou diversos países em épocas diferentes que contribuíram com a elaboração de sua Teoria, em 1824 faleceu. Segue uma linha cronológica para exemplificação;

2. Principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com