TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASAS BAHIA FUSÃO

Ensaios: CASAS BAHIA FUSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 PRIMEIRO DESAFIO – TEORIAS DA ADM 2 3

2 SEGUNDO DESAFIO – Micro e Macroeconomia 4

3 TERECIRO DESAFIO – Comportamento Organizacional 5

4 QUARTO DESAFIO - Estatística 7

5 ESTATÍSTICA 9

REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….12

PRIMEIRO DESAFIO: Teorias da Administração 2

1. 1

Samuel Klein é um empresário judeo-polonês fundador da conhecida rede de lojas de departamento brasileira Casas Bahia.

Estabeleceu-se em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo com a família. Foi quando começou a trabalhar como comerciante. Tornou-se mascate, vendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta, com uma charrete. Em cinco anos de dedicado trabalho, conseguiu capital para comprar uma loja chamada Casa Bahia. Era a sua homenagem a seus fregueses, na maioria retirantes baianos vindo tentar a sorte na região.

Hoje são mais de 560 lojas e o maior depósito de distribuição da America Latina. As Casas Bahia tornaram-se uma das maiores redes de varejo do País.

De acordo com o texto afirmado “Samuel Klein” dedicou-se em sua liderança, dotado de um estilo patriarcal, da qual nasceu de uma familia que tinha elementos de um empresario, cheios de estrategias, leva a cabo novas combinações, um agente economico que incorporava inovações; O empresario se

destaca dos outros individuos pela capacidade de ver as coisas da maneira diferente dos demais agentes da economia, com a finalidade de vender barato, pois assim manteria o poder de forma hereditario, sendo que, teve um avanço gradativo em sua historia.

Com uma sequencia de planos economico “Samuel Klein” pronto decidu mudar algumas de suas estrategia, afim de ampliar suas vendas, depois de uma reunião com a diretoria (os departamentos), decidindo parcelar as vendas as vendas em três pagamentos sem juros (uma gestão estrategicas e objetiva)¸ e isso nos da ao conhecimento de uma abordagem neoclassica pois tem uma serie de consecusão de objetivos até a obtenção de resultados, como tambem na teoria de schumpeteriana que se concentra na inovação tecnólogica e na industria manufatureira, sendo poucos os textos disponíveis na literatura vinculado ao setor de serviços, numa forma mais o comercio.

1. Questão 2: Fusão Casas Bahia e Pão de Açúcar

Sai um novo acordo de fusão, no dia 2 de Julho de 2010, entre os grupos Pão de Açúcar e Casas Bahia, sendo assim, com o novo acordo, o novo grupo formado passa a se chamar de Novas Casa Bahia onde a captação de recursos ficará por parte da Globex, controladora da rede Ponto Frio. Para o novo acordo, que durou cerca de 4 meses de duração se consolidar, foi preciso injetar, cerca de R$ 689 milhões por parte do grupo do então, chefe de conselho da empresa Abílio Diniz.

Questão 3:

De acordo com o texto

afirmado Samuel Klein dedicou-se em sua liderança, dotado de um estilo patriarcal com finalidade de manter o poder de forma hereditário, sendo que, foi perpetuado ao longo da sua história, até ao processo de fusão das Casas Bahia junto ao grupo Pão de Açúcar. Com a perda do patriarca Klein a empresa ficou sob a liderança do filho primogênito o Michel Klein e seu neto Raphael Klein, que tentaram dar prosseguimento ao tipo de gestão do seu fundador, porém não obtiveram sucesso. Com a nova liderança da via varejo, na gestão Administrativa de Antonio Ramatis Rodrigues, a empresa se constitui com novos colaboradores ganhando uma nova roupagem, em contrapartida os colaboradores das Casas Bahia

Com uma cultura organizacional divergente a Ramatis, o que se torna grande desafio a nova administração para do mesmo; por essa razão Ramatis procura atualizar sua gestão de RH na busca de valorizar a nova cultura, sabendo que ele não poderá substituir a imagem Samuel como um grande líder de gestão renomado, mas tem se empenhado para esta próximo da equipe e com isso a empresa ganhou aumento de 6% no fluxo de clientes; `` Tenho feito encontro com gerentes e alguns funcionários para falar de alguns desafios, para inspira-los``.(Palavras de Antonio Ramatis).

SEGUNDO DESAFIO: Micro e Macroeconomia

O Varejo vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial do Brasil e do mundo. Noticias sobre o varejo aparecem quase diariamente nos cadernos econômicos dos

principais jornais brasileiros. A medida que as empresas varejistas se expandem, passam a adotar avançadas tecnologias de informação e de gestão para assim desempenhar um papel cada vez mais importante na modernização do sistema de distribuição e da economia brasileira. Com um volume anual de venda superior a R$ 100 bilhões, compreendendo cerca de um milhão de lojas, e representante mais de 10% do PIB brasileiro, as atividades varejistas desempenham uma papel relevante importância no cenário econômico do Brasil.

Com a internacionalização da economia e a estabilização econômica país vem assistindo as mudanças significativas em função das exigências de adequação impostas pela nova conjuntura econômica. Muito se tem discutido sobre o mercado nos diversos setores da sociedade e, em especial, no varejo. O comercio varejista esta passando por um novo ciclo de expansão. Tolhido por consecutivos planos econômicos, ganhou novo fôlego para voltar a crescer, passando por vários desafios como consumidores mais exigentes e competitividade severa com novos formatos e novas marcas surgindo a cada dia para disputar um mecado ainda mais carente de profissionalismo.

Tipos de lojas varejistas.

Quanto à classificação para a tipologia utilizada, baseou-se nos estudos de:

- Lojas de departamentos: são lojas amplas, com grande diversidade de produtos divididos por departamentos.

Exemplo: Lojas Renner e as Casas Pernambucanas. Este é um setor de intensa concorrência.

-Lojas de Departamentos de Desconto:

Lojas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com