TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASE PASADENA

Monografias: CASE PASADENA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

CASE PASADENA

3) Quais foram os principais erros cometidos pela Petrobrás, do ponto de vista contábil e de gestão?

Os principais erros cometidos pela Petrobras no caso de Pasadena foram a negligência no estudo, análise avaliação da empresa comprada – isto considerando que não houve fraude.

No caso de ter ocorrido uma fraude, que agora será investigada pela CPI, os atos que oneraram a empresa eram sabidos e feitos de forma proposital para vantagem de alguns envolvidos, neste caso, de fraude, informações podem ter sido ocultadas propositalmente e seria muito difícil que um controller, auditoria, ou afins conseguissem descobrir ou barrar a fraude, pois estaria esquematizada em escalões superiores. A compra da refinaria de Pasadena é alvo de investigações da Polícia Federal, por suspeita de superfaturamento

No caso de ter ocorrido um erro, este foi a negligência na leitura do contrato, que continha as clausulas de put option e a clausula chamada Marlim, a primeira obrigava a empresa a comprar o restante das ações no caso de desentendimento entre sócios e a segunda garantia à sócia da Petrobras, a Astra Oil, um lucro de 6,9% ao ano. Segundo alegações, inclusive da atual presidente da republica Dilma Rousserf, que na época da aquisição da refinaria de Pasadena presidia o conselho de administração da estatal, o parecer (resumo) com informações sobre a aquisição era falho, e com base nele é que foi dado o aceite do conselho para a operação.

3) Analise quais os instrumentos (contábeis e de gestão) possíveis, para evitar a situação apresentada;

Os instrumentos para evitar esta situação seriam basicamente a obrigatoriedade da leitura completa do contrato de compra pelos responsáveis pela sua aprovação e não somente de um resumo, para que não possam alegar, como estão fazendo agora, que o resumo era falho .

A responsabilização direta e severa de envolvidos em negócios comprovadamente mal realizados, com negligência, também poderia ser um instrumento que levaria a uma maior dedicação no estudo dos contratos antes da aprovação de possíveis compras não favoráveis a empresa.

4) Se você fosse o controller da empresa, o que faria para orientar os executivos nessa operação (desconsiderando influências políticas)?

A operação nos termos em que foi feita, com as cláusulas de Put e Marlin não deveria ser realizada. Eu orientaria a empresa que retirasse ou modificasse estas clausulas antes do fechamento do acordo.

Com relação ao desentendimento dos acionistas com respeito aos investimentos que teriam que ser realizados na empesa, eu orientaria que um planejamento estratégico prévio ao fechamento do negócio, com metas, prazos, orçamento e investimentos necessários, fosse elaborado e que as partes estivessem de acordo com este antes de fechar o deal, para que não ocorresse o caso que um sócio não concordasse com os planos do outro para a refinaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com