TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA BUSCA DA EXCELÊNCIA DOS RELACIONAMENTOS ORGANIZACIONAIS

Tese: COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA BUSCA DA EXCELÊNCIA DOS RELACIONAMENTOS ORGANIZACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Tese  •  9.292 Palavras (38 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 38

COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA BUSCA DA EXCELÊNCIA DOS RELACIONAMENTOS ORGANIZACIONAIS

Oleni de Oliveira Lobo*

RESUMO: A comunicação é algo imprescindível em nossos relacionamentos. O texto aborda as várias formas de comunicação: o desenvolvimento da comunicação com suas sete fases, duplo, espelho solilóquio, corredor, triangular e inversão de papéis, assim como sua interferência em nossas relações; a importância no feedback que é um dos grandes facilitadores neste processo, ou seja, a forma adequada em estar produzindo um feedback construtivo, utilizando como base fatos concretos, sem perder de vista a percepção do receptor e do interlocutor, exemplificada através das áreas de percepção intitulada por quatro quadrantes e seus significados; assim como os estilo de comunicação,a importância das mensagens corporais que já representam um verdadeiro feedback do quanto o tema está atingindo o interlocutor. São explanados os meios de divulgação que existem dentro das organizações como estratégia de ação para melhor entendimento dos objetivos e metas da empresa e de seus profissionais.

ABSTRACT: The communication is something essential in our relationships. The text approaches the some forms of communication :the development of the communication with its seven phases, double, soliloquies, running, triangular mirror and inversion of papers, as well as its interference in our relations; the importance in feedback that he is one of the great facilitator’s in this process, or either, the form adjusted in being producing one feedback constructive, using as base the concrete facts, without losing of sight the perception of the receiver, the perception of the interlocutor, exemplification through the areas of perception intitled for four quadrants and its meanings, as well as the communication style; the importance of the not verbal communication and as a reading of the messages that the body of the interlocutors already is true feedback of its degree of interest and understanding of that he is being boarded. It is explanation the ways of spreading inside them organizations as strategy of action for better agreement objective them and goals of the company and of its professionals.

PALAVRAS-CHAVE: Organização, relacionamento, autonomia, contato, empatia.

INTRODUÇÃO

O diálogo é a forma mais antiga de comunicação, que visa estabelecer uma relação direta, individualizada e interativa com o outro.

A maneira como nos comunicamos (ouvimos, falamos e nos comportamos) geralmente passa desapercebida por nós mesmos. No entanto é assim que nos relacionamos no nosso Universo (família, amigos, colegas) fechamos negócios e criamos nossa identidade.

É importante ter sempre em mente que o outro, tem muitas qualidades e defeitos e que cada um possui sentimentos e escala de valores diferentes. Na verdade o receptor deve ser tratado como ELE gostaria de ser tratado evitando a inferência de valores.

O ser humano se influencia através de três componentes das diferentes formas de comunicação: 7% palavra, 38% tom de voz e 55% expressão corporal.

Com isto a expressão corporal e o tom de voz de cada um em uma negociação é o que vai estabelecer ou não o primeiro vínculo de confiança no mundo dos negócios.

A palavra é importante e forte, mas como explicar a repercussão diferente que existe quando três pessoas falam a mesma coisa? Está exatamente nesta forma global do mundo da comunicação é “como” se usa a palavra que vai fazer a grande diferença.

Profundidade, inovação e criatividade são primordiais em um compartilhar de informação, para isto é de fundamental importância que a pessoa saiba interpretar adequadamente cada tema, respeitando o conhecimento, interesse e dificuldades do receptor, buscando sempre alternativas e vocabulários compatíveis com a população alvo.

I - DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO

A felicidade depende de uma boa convivência e esta é fruto de uma comunicação eficiente. A todo o momento informações são trocadas sendo isto que propicia um uma proximidade ou um afastamento entre as pessoas.

O ser humano tem uma enorme necessidade em compartilhar com o outro o seu mundo, tanto para transmitir ao outro o que percebe, como para perguntar como é o mundo que esse outro percebe, ele quer influenciar o outro.

Fatores grupais determinam em grande parte o comportamento humano, assim como a forma de se comunicar é muito influenciada por estes fatores que aliados as crenças e experiência de vida de cada um é o que pode facilitar ou dificultar o compartilhar de idéias

Mais da metade das horas que se passa acordado são gastas em comportamentos de comunicação como, falar, ouvir, ler e escrever. A atividade de um profissional, do campo das ciências humanas, gira em torno da comunicação com outras pessoas, muito mais do que da relação com instrumentos e produtos, portanto o conhecimento sobre comunicação passa a ser importante no trabalho com pessoas. Além é óbvio para que se possa passar adiante qualquer produção torna-se necessária a troca de idéia e o esclarecimento daquilo que se quer transmitir.

Segundo Jacob Levy Moreno, psicodramatista, o homem é um ser em relação. Dessa relação resulta sua situação dialógica com o mundo: só há o “eu” em função do “tu” e só há “eu-tu” em relação, seja o “tu” homem, objeto ou natureza.

Todavia, para que haja relação é preciso uma via de comunicação que ligue o “eu” (emissor) ao “tu” (receptor) ou vice-versa, e para que haja uma comunicação é preciso haver uma relação. Dessa reciprocidade (comunicação/relação) é possível afirmar:

• Pelo nível e pela capacidade de comunicação de um indivíduo pode-se saber a qualidade dos seus relacionamentos;

• Pelo nível e pela capacidade de relacionar-se, pode-se inferir o nível e a qualidade da comunicação de um indivíduo.

• Essa reciprocidade nasce em decorrência de que o homem é compelido à relação e dessa nasce o desenvolvimento do seu “esquema” de comunicação.

Para Jacob Levy Moreno, ao nascer a criança, em estado de caos/indiferenciação, já está em relação com o mundo. Contudo, incapaz de comunicar-se por si só, vale-se da mãe social, a qual incumbe-se de, pela criança, fazer a comunicação com o mundo. De acordo com Jacob Levy moreno o ser humano passa por 7 fases: comunicação em duplo, em espelho, solilóquio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com