TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELACIONAMENTOS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  1.367 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo abordar o tema “Relacionamentos organizacionais e conflitos na tomada de decisões” através do resumo de um breve texto dividido em oito capítulos.

Este tema envolve um desafio constante na rotina das organizações pois precisamos beneficiar a empresa em que trabalhamos, através das nossas decisões, agindo da maneira mais ética possível.

As condutas éticas não são adquiridas apenas através da sociedade, mas também pela convivência no meio organizacional entre líderes superiores, colegas de trabalho, ambiente de trabalho. Isso influencia diretamente no comportamento do empregado, quanto maior for a permanência de tempo em um ambiente antiético, maior será a probabilidade do indivíduo se comportar de maneira antiética e vice-versa.

Desenvolvimento

1. Megan e as questões éticas

Esta primeira parte do texto em estudo, descreve um fato envolvendo uma colaboradora (Megan Chambers) que se destacou na área de vendas, passando a ser promovida ao cargo de gerente em uma divisão da empresa.

Megan sempre almejou chegar aos altos escalões por isso escolheu esta empresa considerada líder no mercado. Porém, um problema está impedindo que ela avance na carreira profissional.

Robert, chefe superior de Megan, a questionou sobre os boletins de merecimento de um de seus funcionários (Kevin) que eram descritos por ela. Os comentários a respeito de Kevin não eram nada bons, mas Megan acreditava no potencial dele e deixava passar os atos errados que ele cometia, entre eles, o problema com o alcoolismo.

A seguradora contratada pela empresa comunicou que irá oferecer o tratamento para alcoólatras gratuito. Megan descobriu ao ler o memorando da seguradora, uma ação judicial movida contra um gerente que demitiu um funcionário com a predisposição genética do alcoolismo. E para piorar, sua amiga Michelle que trabalha em uma empresa concorrente ligou para Megan solicitando informações sobre Kevin pois estava pensando em contratá-lo.

Megan enfrenta diversas questões éticas nesse momento, precisa identificar o que seria certo e errado ao tomar uma decisão que envolve a empresa em que trabalha, a sua carreira profissional, a amizade com Michelle e a situação delicada em demitir Kevin.

Na maioria das vezes o ambiente influencia na conduta ética de cada indivíduo, convivendo em um ambiente “antiético” as chances de cometer injustiças tende a aumentar. Além disso, fatores externos e terceiros (colegas de trabalho, subordinados, familiares) também influenciam na tomada de decisões. Neste caso, Megan deverá avaliar o contexto do problema em que enfrenta e tomar uma decisão sozinha, evitando causar demais transtornos ao envolver outras pessoas nesta situação.

2. Relações interpessoais nas organizações

Os colaboradores de uma organização devem trabalhar juntos para alcançar os objetivos propostos pela mesma, uma vez que o crescimento da empresa acaba favorecendo todo o grupo de pessoas que nela está inserido.

As relações interpessoais constituem um grande desafio aos administradores, ainda mais quando há necessidade de realizar um trabalho em equipe que seja ético e eficaz pois existem diversas personalidades em um mesmo grupo de colaboradores, o que dificulta a atuação do administrador.

3. Responsabilidade da empresa como agente moral

Cada empresa é responsável por sua própria conduta ética, a qual responde por suas decisões. A ética é atribuída a empresa e não ao grupo de pessoas que ela emprega.

Comete-se um grande erro ao considerar a ética como um assunto individual. Uma cultura ética não irá surgir através de relacionamentos interpessoais, não adianta contratar empregados de bom caráter com o objetivo de resolver todos os problemas éticos, pelo contrário, os colaboradores são culturalmente diversificados e em sua grande maioria não chegam a um consenso quando se envolve questões éticas. É necessário que cada empresa desenvolva suas políticas éticas e seja responsável pelo cumprimento das mesmas.

4. Variações na conduta do funcionário

Esse item revela um grande volume de pesquisas indicando a presença de importantes diferenças em valores e filosofias que influenciam a maneira como os indivíduos tomam suas decisões éticas. Em geral, essa pesquisa apontou que 40% dos entrevistados acompanham os demais colegas com o objetivo de se adaptar a empresa; ou seja, fazem o que os outros também fazem pensando que isso não irá gerar complicações.

Outros 40% se esforçam para cumprir as políticas e normas éticas da empresa, concentram em suas atividades para evitar qualquer tipo de má conduta na empresa.

Os 10% seguem seus próprios valores pois acreditam que estes são superior aos exigidos pela empresa e ainda conseguem denunciar algum grupo que não esteja agindo conforme os padrões considerados corretos, como se fossem “fiscais” de prontidão para denunciar infrações internas, da mídia ou apresentar queixa a órgãos superiores.

O mais importante nestas pesquisas é reconhecer que cada indivíduo utiliza um enfoque na sua tomada de decisão. Também é necessário que as empresas forneçam treinamentos éticos e uma boa comunicação para evitar fraudes, para funcionar de forma correta sem sofrer com atitudes de má conduta cometidas por pessoas antiéticas.

5. Relacionamentos entre papéis

Em uma organização, cada colaborador desempenha um papel e o objetivo é que desempenhem bem a função desse cargo ocupado, incluindo o comportamento esperado pelos demais colegas.

Deve se evitar conflitos entre os grupos de trabalho para que se reconheça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com