TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO INTERNA NA ORGANIZAÇÃO: SEU VALOR

Projeto de pesquisa: COMUNICAÇÃO INTERNA NA ORGANIZAÇÃO: SEU VALOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 14

COMUNICAÇÃO INTERNA NA ORGANIZAÇÃO: SUA IMPORTÂNCIA

Karla Cardoso Oliveira*

E-mail: ka.oliver@yahoo.com.br

Roberta Moreira Dias*

E-mail: rmd.roberta@gmail.com

*Discentes do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP/C1

RESUMO

Este presente estudo visou demonstrar a importância da comunicação interna na organização, ferramentas de comunicação mais utilizadas, e sua respectiva eficácia e a importância do processo de comunicação para o alcance das metas empresariais; considerando-se a percepção dos colaboradores, quais os problemas recorrentes dentro da empresa e se há, e qual a relação, entre tais dificuldades e qualidade da comunicação interna praticada. A comunicação interna organizacional, adequada, efetiva e estratégica é fundamental ao desenvolvimento e à sobrevivência ao mercado competitivo e em constante mudança. A gestão desse processo requer conhecimento técnico especializado e favorece à criação de uma identidade empresarial.

Palavras Chave: Comunicação interna organizacional, Comunicação interna - Administração de empresas.

ABSTRACT

This present study aimed to demonstrate the importance of internal communication within the organization, communication tools used, and their respective effectiveness and importance of the communication process to achieve the business goals, considering the perception of employees, which the recurring problems within the company and if there is, and what the relationship between such difficulties and quality of internal communication practiced. Internal organizational communication, appropriate, effective and strategic development and is essential to survival in a competitive marketplace and changing. The management of this process requires specialized technical knowledge and fosters the creation of a corporate identity.

Key words: organizational internal communication, internal communication- Business Administration

INTRODUÇÃO

Nesse artigo observam-se as diversas formas de se obter conhecimento e informação, porém nem sempre ocorre comunicação. Nas relações interpessoais, existe uma grande e real diferença entre passar a informação e se comunicar. Nas organizações não é diferente. Muitas informações não alcançam seu objetivo, não provocam reação ou mudanças desejadas e uma das razões prováveis é o fato de o processo de comunicação haver falhado durante a transmissão da informação.

Conhecimento, envolvimento e participação dos colaboradores nas políticas e ações institucionais são aspectos determinantes para o sucesso de qualquer empresa e estão diretamente relacionados com a boa comunicação.

A comunicação adequada possibilita estimular os colaboradores a alcançarem metas, manter um ambiente positivo e favorável ao desenvolvimento de qualquer atividade, além de proporcionar melhor qualidade das relações profissionais e pessoais entre todos os envolvidos no mecanismo da organização, por mais complexa que ela seja.

Nesse sentido, a comunicação interna na empresa é tão importante quanto a comunicação institucional e a comunicação mercadológica (KUNSCH, 2003, p 80-95); através dela circulam as informações referentes aos assuntos internos da organização, e para se obter resultado satisfatório, a ferramenta de comunicação deve ser usada de acordo com o perfil de cada grupo ou equipe de colaborador.

Outro aspecto a ser considerando é o fato de, com a concorrência que existe no mercado, as empresas precisarem ampliar constantemente a qualidade dos serviços prestados. Para uma organização superar uma fase de crise financeira, de imagem ou de qualquer outro tipo, é necessário o envolvimento completo e intenso de todo o quadro de colaboradores; nesse momento a comunicação poderá ser um fator positivamente importante para esta integração e recuperação. Segundo Pimenta “a comunicação dentro da empresa contribui para definição e concretização de metas e objetivos, além de possibilitar a integração e equilíbrio entre seus componentes [departamentos, áreas, funcionários, etc.]” (1999; p. 58).

Neste artigo foi realizado um estudo das várias modalidades de comunicação organizacional, com o objetivo de analisar a melhor forma de utilizá-las, identificar e apontar soluções para os atuais problemas relacionados à comunicação dentro dela. Isto porque, entender como esses problemas ocorrem e como evitá-los são questões que, se respondidas, poderão determinar o presente e o futuro da organização.

A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E INTEGRADA

A palavra comunicação, segundo o dicionário Aurélio é o ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos ou processos convencionais.

Isso significa que a comunicação se empenha tanto em falar quanto em ouvir, formando canais constantes com os seus públicos e procurando se adaptar aos novos desafios (BORDENAVE, 1994, Cap. 2).

Sendo assim a comunicação eficaz é fator primordial para o bom desenvolvimento da organização, e um fator importante para uma comunicação eficaz são as pessoas; e não há organização sem pessoas.

É possível conceituar comunicação organizacional como sendo o processo de veicular, divulgar, informações significativas da empresa e sobre ela, para seus gestores, seus colaboradores, seus pares e clientes em potencial.

Já a comunicação integrada é a atuação e interação de todas as áreas e atividades de comunicação. Sendo que esse conjunto de informação necessita ser realizado de forma harmoniosa, apesar das diferenças existentes em cada setor (KUNSCH, 1997).

A comunicação integrada é um poderoso instrumento para construção de relacionamento, pois com os mercados altamente competitivos e com excesso de informações, é importante que a comunicação da organização seja eficaz e para isso é necessário que todas as áreas de comunicação trabalhem de forma ágil e interativa, e a comunicação interna é parte desta interação. Sendo relevante lembrar que a comunicação integrada é a organização de mensagens para que haja maior impacto de informação.

COMUNICAÇÃO INTERNA E SUAS FERRAMENTAS

A comunicação interna é uma forma de interação, o relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com