TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFERÊNCIA: NEGÓCIOS

Seminário: CONFERÊNCIA: NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Seminário  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

PALESTRA: EMPREENDEDORISMO

1. O que é ser empreendedor?

O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que enxerga adiante, onde as pessoas comuns não conseguem enxergar, que realiza antes, transforma o que um dia foi sonho e desejo e parte para a ação.

O empreendedor é aquele que chega na frente, oferece o que muitos precisam quando ninguém antes ofereceu. Age com a consciência de quem quer crescer, cuidando sempre de analisar tudo o que está à sua volta e não perder as oportunidades que a vida lhe proporciona.

2. Quais as características de um empreendedor?

Um bom empreendedor tem iniciativa, visão de futuro, capacidade de inovar, de organizar demandas e gerenciar equipes. Firmeza e determinação. Firmeza, Otimismo - Não é aquele que se abala diante das dificuldades ou acredita antes de começar que aquilo não vai dar certo. O bom empreendedor – ideais - acredita no seu talento e segue adiante firme em seus ideais. É este - Espírito promissor - o espírito que motiva as pessoas a abrir o seu próprio negócio e a realizar coisas novas.

O empreendedor tem que ser comprometido com o seu trabalho, - comprometimento, vontade de crescer, bom humor - desempenhar as suas atividades pensando, acima de tudo, na manutenção dos seus clientes, no bom atendimento antes mesmo de pensar nos lucros que irá obter.

O empreendedor – interesse, disciplina, dedicação - tem que se interessar pelo produto que vende ou serviço que presta, pesquisar, se informar, dedicar-se à desempenhar o melhor papel e passar a melhor impressão ao seu cliente.

Empenho, critérios - É indispensável que o empreendedor estabeleça metas e as cumpra com uma visão futurista, baseada em tudo o que aprendeu estudando e analisando o mercado de consumo.

3. O que empreender?

Empreender é ter a capacidade de identificar as oportunidades, mesmo aquelas que parecem ser perdidas para aquelas pessoas frágeis e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo riscos e desafios.

Identificar as oportunidades, que dizer observar os caminhos que estão ao seu alcance, analisar o que o mercado te oferece e o que o mercado necessita que seja oferecido, observar recursos que não estejam sendo devidamente explorados ou até mesmo que não tenham sido alvo da atenção de ninguém, sendo, no entanto, uma boa fonte de oportunidade de negócio.

4. Como aproveitar as oportunidades de negócios?

Observe e analise o seu ambiente de trabalho, retire das experiências de vida ideias e informações que quando bem trabalhadas, podem inspirar uma grande oportunidade.

Caso você deseje desenvolver um novo conceito de negócios em um

ambiente estranho, que não lhe é familiar, trabalhe de modo a aprender tudo a respeito do funcionamento desse negócio, a fim de que seja capaz de observar as conexões práticas do novo universo.

(próximo slide) Considere também a possibilidade de se associar a alguém que tenha o conhecimento específico que lhe falta.

É importante ter claro que na busca de oportunidade, você não considere apenas a relação risco/retorno do negócio, mas também – e talvez com maior importância – os seus próprios objetivos.

Também é importante ter em mente que as oportunidades não duram para sempre, por isso é necessário agarrá-las e investir nelas quando estiver preparado para arriscar-se e dar seguimento a um novo negócio.

5. O sucesso na criação de um negócio próprio depende basicamente do desenvolvimento, pelo empreendedor, de três etapas principais:

a) identificar a oportunidade de negócio e levantar informações;

b) desenvolver o modelo do negócio com base nas informações coletadas na primeira etapa, identificar experiências similares, avaliar os riscos, quantificar o potencial de lucro e crescimento e definir a estratégia competitiva;

c) detalhar o empreendimento, definir as necessidades de recursos, calcular a viabilidade econômica, completar o plano.

Estas três etapas são comumente chamadas de Plano de Negócios, que é a estrutura de um negócio.

No Plano de Negócios tudo deve ser colocado no papel e analisado minuciosamente para se ter uma visão se o negócio é viável ou não, e principalmente, sendo o negócio viável, saber como desenvolver a sua atividade com aquilo que se tem à sua disposição sob todos os pontos de vista, tais como o mercadológico, o financeiro e operacional.

Antes de iniciar qualquer atividade, e, até mesmo, antes de redigir o plano de negócios, é importante observar alguns aspectos como:

1- a quantidade de concorrentes e o posicionamento destes concorrentes no mercado.

Há que se observar se são grandes empresas dominadoras do mercado, ou se são pequenas empresas em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com