TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Seminário: CONSIDERAÇÕES FINAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Seminário  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Desde a Grécia antiga, o filósofo Aristóteles discursou em seus pensamentos sobre a ética, principalmente em A Ética a Nicômaco, esta sendo a conduta virtuosa e moral para a busca da felicidade, como caminho para o bem individual e de toda uma sociedade, com a ação humana formada pela virtude.

Porém, vemos que, atualmente, todo este pensamento e, principalmente, todos estes valores estão se desintegrando da essência do povo brasileiro compondo a crise ética vivida neste momento.

Neste cenário, se faz elementar a existência de códigos éticos balizadores das atividades humanas, políticas, profissionais e empresariais, no anseio do bem comum, da sustentabilidade mercadológica e do convívio harmonioso em sociedade.

E também, é necessário que toda a sociedade brasileira se conscientize do benefício da ética, e do crescimento proporcionado por tal atitude, aplicando esta em todas as ordens da vida humana. Seguir a virtude pode transformar as pessoas, seus propósitos, e as relações sociais. Assim, torna-se imperativo transmitir novos pensamentos às gerações, de agora e do futuro, que conduzam ao integrar e reintegrar de princípios éticos e morais, como também do dever cívico para conquista de seus direitos. A sociedade e suas várias ordens têm suas parcelas de importância e seus papéis primordiais como transformadoras das percepções e do comportamento humano.

Se conseguirmos educar e até inculcar os nossos cidadãos a partir da concretização de tais postulados, será possível no futuro, felizmente, a existência de um Brasil e quiçá um mundomais harmonioso. Fundamentado no respeito aos valores culturais, morais, cívicos e humanos, onde não cresça o oportunismo, em detrimento da integridade. Para isso, não pode o brasileiro acreditar que só os dissimulados vencem, que o sucesso está vinculado à conquista por meios ilícitos, que ser honesto é reprovável por transparecer ingenuidade. Cada brasileiro individualmente mudando sua conduta, optando pela consciência ética para suas decisões e atitudes, pode transformar este povo, esta nação, a imagem do país e esta realidade para a de um Brasil virtuoso.

Quem sabe o primeiro passo comece com a escolha consciente daqueles que serão os nossos verdadeiros mestres! A história nos é por ciência, e a tecnologia nos é capaz de aproximar de tais sabedorias em vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com