TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cacau Show

Ensaios: Cacau Show. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

A importância da realização desta atividade interdisciplinar de produção textual serve para possibilitar o desenvolvimento de atitudes que compõe o perfil empreendedor, por meio de interagir com os conceitos sobre o mercado.

Os assuntos abordados no desenvolvimento deste trabalho envolvem tanto o aprendizado na Teoria da Administração (planejamento, organização, influência e controle), a Matemática que utilizamos no nosso dia a dia e que ocorrem com muita freqüência nas resoluções dos problemas onde enfrentamos diariamente em nossas vidas, os estudos da Economia que tem como objetivo formular propostas a fim de resolver ou minimizar os problemas econômicos, onde o Administrador possa tomar decisões nas empresas que administra como também a Contabilidade que tem como objetivo principal permitir a avaliação da situação econômica e financeira das empresas, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

2 DESENVOLVIMENTO

Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Não é incomum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa idéia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento. Antigamente, imaginávamos que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje sabemos que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas. Antes de querer nadar em rios de dinheiro e pensar em ser uma grande corporação, é preciso pesquisar possibilidades de negócios e ter informações necessárias para iniciar a atividade.

É preciso conhecimento mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e no mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. O empreendedor precisa aprender sempre conhecer seu ramo de atividade. Dominá-lo.

Parte desta capacitação vem da organização dos recursos do negócio. Todos eles: humanos, financeiros e materiais. Um exemplo. O empreendedor não pode confundir o dinheiro da empresa com o seu dinheiro pessoal. Esse é um erro comum. É preciso atentar, também, para a escolha do sócio, discutir as expectativas e o papel de cada um no empreendimento as principais características que um empreendedor deve ter, se preza pelo sucesso de seu negócio.

O futuro empresário deve realizar uma pesquisa de mercado, identificando o melhor local para abrir o empreendimento e quem são seus concorrentes, fornecedores e consumidores e quais suas necessidades. O levantamento desses dados é um passo importante, que ajuda a solidificar o projeto. O primeiro passo para que uma empresa exista é a Constituição Formal, para isso é necessário definir a forma jurídica que determina a maneira pela qual ela será tratada pela lei, assim como o seu relacionamento jurídico com terceiros.

As formas jurídicas mais comuns são;

SOCIEDADE LIMITADA

Constituem duas ou mais pessoas que associam-se para a criação de uma pessoa jurídica, com existência e patrimônio distintos da pessoa física dos sócios. Quem exerce a atividade empresarial é a sociedade (representada pelos seus administradores), e quem responde pelas dívidas contraídas é o patrimônio da sociedade. Em síntese, a responsabilidade dos sócios é limitada.

EMPRESÁRIO

Constitui uma pessoa física para a criação de uma pessoa jurídica, ou seja, aquele que exerce individualmente e de maneira organizada atividades voltadas para a produção ou comercialização de bens e serviços, que tem por obrigatoriedade seu registro na Junta Comercial. Não há a presença de sócios e o proprietário assume integralmente a responsabilidade pelos resultados e riscos. Nesse tipo de empresa, o proprietário é responsável pelas obrigações da empresa, que são ILIMITADAS, isto é, o patrimônio pessoal pode ser exigido para o pagamento de certas dívidas, como por exemplo: débitos trabalhistas, com fornecedores, tributos, danos ao consumidor, danos ambientais, etc.

Formas de Tributações

Existem três formas diferentes para calcular e recolher os Impostos junto aos Governos Federal, Estadual e Municipal.

GOVERNO FEDERAL

IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica

PIS – Contribuição para os Programas de Integração Social

COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social

CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados (apenas para indústria)

GOVERNO ESTADUAL

ICMS – Regime Simplificado

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (SISTEMA DÉBITO E CRÉDITO)

GOVERNO MUNICIPAL

ISS – Imposto sobre Serviços

A escolha do local é fundamental para a implantação do negócio, um bom ponto comercial é aquele que gera um volume razoável de vendas. Por isso, se a localização é fundamental para o sucesso do negócio, temos que levar em consideração seguintes aspectos.

• Analisar o contrato de locação, a forma de pagamento e o prazo do aluguel do imóvel;

• Verificar as condições de segurança da dos vizinhos onde a empresa será instalada.

• O acesso, o nível de ruído, às condições de higiene e limpeza e se existem locais para estacionamento;

• As proximidades dos concorrentes;

• As proximidades dos fornecedores, isso influencia no prazo de entrega e no custo do frete;

• Visitar o ponto pelo menos três vezes, em horários alternados, para verificar o movimento de pessoas e de veículos no local.

O consumidor brasileiro em geral é muito exigente, não costuma comprar no primeiro lugar que encontra o produto e/ou serviço que lhe inte¬ressa e quando realmente decide comprar, negocia por um preço melhor. Dessa forma, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com