TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cacau Show

Trabalho Universitário: Cacau Show. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

A internet foi uma ferramenta essencial para a educação a distância. Por meio dela foi possível estabelecer sistemas que favorecem a interatividade. Mas a internet também é responsável para mudança de paradigmas do ensino tradicional. Assinale a alternativa que contém essa mudança, do sistema de ensino antigo para o novo.

a.

Modelo antigo: focado no processo da leitura do livro. Biblioteca era vista como o local de aquisição do conhecimento. Modelo novo: sites da internet são a grande fonte do conhecimento. Onde houver um computador ligado a Web, o conhecimento pode ser acessado.

b.

Modelo antigo: focado no processo da leitura do livro. Biblioteca era vista como o local de aquisição do conhecimento. Modelo novo: aluno passa a buscar o conhecimento e assume a responsabilidade. A Web passa a ser o veículo de transmissão do conhecimento.

c.

Modelo antigo: instrutor como centro do conhecimento. Sala de aula como local onde se passa todo o conhecimento. Modelo novo: aluno passa a buscar o conhecimento e assume a responsabilidade. A Web passa a ser o veículo de transmissão do conhecimento.

d.

Modelo antigo: instrutor como centro do conhecimento. Sala de aula como local onde se passa todo o conhecimento. Modelo novo: sites da internet são a grande fonte do conhecimento. Onde houver um computador ligado a Web, o conhecimento pode ser acessado.

e.

Nenhuma das alternativas.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas que tem como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. É mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. (Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior)

Apesar de comumente serem apontados como sinônimos, “Treinamento e Desenvolvimento” e “Educação Corporativa” referem-se a diferentes opções estratégicas. O que diferencia a Educação Corporativa de Treinamento e Desenvolvimento é: Assinale a alternativa correta.

a.

A educação corporativa foca a capacitação do colaborador para as suas atribuições atuais.

b.

A educação corporativa promove o compartilhamento do conhecimento.

c.

A educação corporativa atua de forma reativa, ou seja, identifica as necessidades dos colaboradores e busca saná-las.

d.

A educação corporativa enfatiza a aprendizagem individual.

e.

A educação corporativa apresenta caráter de massificação, levando à padronização das competências dos colaboradores.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

O processo de globalização econômica mundial traz novos desafios aos administradores das empresas, e muitos deles estão relacionados às funções de treinamento e desenvolvimento dos funcionários. Isto obriga os administradores a assumir a responsabilidade de promover o aprendizado, a educação e o aprimoramento dos funcionários continuamente, tanto para atrair, promover e reter talentos como para gerenciar da melhor forma possível o capital intelectual. O capital inicial é a junção de todos os tipos de informação transformados em conhecimento que se agrega aos conhecimentos que a pessoa já possui. Portanto, cabe à universidade corporativa promover uma forma de elevar a qualidade de aprendizagem em relação à que se verificava através dos processos tradicionais de treinamento. (ALVES, Elias in: A Importância da educação corporativa para as empresas)

No que se refere ao conceito atual de Educação Corporativa, pode-se afirmar que:

(I) Apresenta enfoque competitivo, pois as empresas necessitam desenvolver seu capital intelectual.

(II) Visa aprimorar as competências individuais e da organização por meio de processos educacionais contínuos.

(III) Pressupõe que as pessoas precisam ser monitoradas e acompanhadas continuamente de forma a “pensar” de mesma forma que a empresa.

(IV) A tecnologia passa a ser integrada ao processo de aprendizagem.

(V) Privilegia o conhecimento individual da pessoa em detrimento do conhecimento coletivo.

Estão corretas as afirmações:

a.

Apenas as afirmações III e V estão corretas

b.

Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas

c.

Apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com