TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital HUmano

Trabalho Universitário: Capital HUmano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

O objetivo desse trabalho é identificar a importância do Capital humano para as organizações. No contexto tecnológico que estamos inseridos atualmente, preocupar-se com o desenvolvimento do potencial humano é fundamental, para que as empresas tornem-se competitivas, inovadas e sejam diferenciais. Diante disso, as empresas estão se preocupando cada vez mais com o bem estar de seus colaboradores, proporcionando uma gama de benefícios, um melhor ambiente de trabalho e programas de treinamento, voltados para aumentar o potencial de seus recursos humanos, visando reduzir a rotatividade. Valorizar o capital humano pode ser garantia de melhores resultados.

Metodologia

A metodologia usada neste trabalho foi a pesquisa em artigos científicos, livros, sites e revistas.

Introdução

Origem do Capital Humano

A valorização do capital humano começou nos EUA, se disseminando rapidamente em outros países industrializados como os da Europa Ocidental, Canadá e Japão.

Os países europeus a partir da década de 50, estavam recuperados da crise econômica, que vigorou durante e após a Segunda Guerra Mundial, com inflação alta, desemprego e falta de credibilidade.

O conceito de capital humano surgiu na década de 1950, e foi formulado por Theodore W. Shultz, economista norte-americano falecido em 1998, e vencedor do prêmio Nobel de Economia de 1979, junto com Sir Arthur Lewis.

O conceito se popularizou por meio dos estudos de Gary Becker, outro economista norte-americano autor de análises microeconômicas e professor da Universidade de Chicago. No anos 80, o conceito foi expandido pelos organismos multilaterais que trabalhavam sob a lógica do pensamento neoliberal.

O Capital Humano

As competências de cada indivíduo incluem as habilidades, a educação e a atitude se referem às condutas. Porém, é finalmente a capacidade de inovar, a que pode gerar mais valor para uma companhia. Tudo isto constitui o que chamamos de capital humano.

O Capital Humano atribui valor ao indivíduo, ele nada mais é do que o conhecimento acumulado, a habilidade e experiências dos funcionários para realizar as tarefas do dia-a-dia, os valores, a cultura, a filosofia da empresa, e diversos ativos intangíveis, ou seja, as pessoas que são os ativos humanos da empresa. A principal estratégia da empresa será de atrair, reter, desenvolver e aproveitar o máximo o talento humano, que será cada vez mais, a principal vantagem competitiva.

Em acordo com Juliana Sandra Refatti, define o tema:

“Avaliando os impactos nas organizações atuais e as novas formas de gestão de pessoas, bem como as influências das escolas da administração, estabelecendo a interligação entre os primórdios da administração até os dias atuais, analisando a importância da motivação humana e as ponderações sobre a ciência comportamental como ferramenta de gestão de pessoas. A evolução do capital humano demonstra a qualidade do exercício profissional do ser humano para com a empresa, valorizando a sobrevivência e o sucesso da organização perante o conhecimento adquirido de seus colaboradores.”

 

Para entender melhor o capital humano é preciso entender as habilidades que determinam qualquer tarefa, processo ou negócio.

Quanto maior o capital humano, melhores as condições de desenvolvimento.

O desenvolvimento do capital humano é tarefa principal nos recursos humanos de uma organização, visando o aperfeiçoamento pessoal e profissional, tornando o indivíduo mais comprometido, produtivo, eficiente e participativo.

As pessoas são responsáveis por se promover. O desenvolvimento não é resultado automático do crescimento econômico, é o resultado das relações humanas, do desejo e da vontade das pessoas de alcançarem uma melhor qualidade de vida para todos. O desenvolvimento depende da adesão das pessoas, da decisão de se colocarem como sujeitos sociais. Portanto, a qualidade do desenvolvimento depende da qualidade das pessoas, ou seja, do capital humano.

Uma das principais formas de se investir em capital humano é investir em educação. Não é possível existir desenvolvimento sem que as pessoas desenvolvam suas potencialidades.

Segundo Milton Friedman, economista norte-americano e defensor do livre mercado, a educação profissional é:

“Uma forma de investimento em capital humano precisamente análoga ao investimento em maquinaria, instalações ou outra forma qualquer de capital não humano. Sua função é aumentar a produtividade econômica do ser humano(...) Os trabalhadores transformaram-se em capitalistas, não pela difusão da propriedade das ações da empresa (...), mas pela aquisição de conhecimentos e de capacidades que possuem valor econômico”

Atualmente o único bem na empresa que não pode ser copiado são as pessoas, o talento faz a diferença. O capital humano é um dos principais ativos geradores de riqueza nas empresas. O valor de cada indivíduo contribui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com