TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização da recolha de dados Técnicas de recolha de dados

Por:   •  18/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Caracterização da recolha de dados

Técnicas de recolha de dados

As técnicas de recolha de dados determinam a forma como os dados irão ser recolhidos. Existem três métodos de pesquisa, como a entrevista, observação e a experimentação.

No estudo da empresa Wiñk foi utilizado inquérito, com uma amostragem de 104 inquiridas.

O instrumento de pesquisa utilizado foi o inquérito por Internet, em que as questões se encontram organizadas e dependentes entre si. Este tipo de inquérito permite uma maior flexibilidade, maior interatividade com os inquiridos e personalização comparativamente ao inquérito por e-mail.

Conceção do Inquérito

Introdução do Inquérito

A introdução do inquérito deve ser composta por uma abordagem breve, onde explica a razão do estudo e se identifica o entrevistador. Neste ponto, também constam as garantias de confidencialidade e proteção de dados de quem é entrevistado.

Para o inquérito utilizado no estudo, elaborou-se a seguinte introdução:

[pic 1]

Formato das questões

As questões devem ter em conta as seguintes estruturas: abertas, escolha múltipla ou dicotómicas.

Questões de Filtro

As questões de seleção destinam-se a verificar se o entrevistado pertence ou não ao universo em estudo. Este exemplo de questões indica se o inquirido deve ou não continuar o inquérito consoante a opção de resposta selecionada.

[pic 2]

Neste caso, se o inquirido colocar a opção “Sim” dá continuidade ao inquérito, se a resposta for “Não”, automaticamente avança para a última pergunta do inquérito referente à Zona Geográfica.

[pic 3]

No caso do inquirido responder “Não” à questão se alguma vez tivera colocado pestanas, esta será reencaminhada para a questão: “Qual o motivo? Pode selecionar mais do que uma opção”, por outro lado, se selecionar a opção “Sim” avança para a questão “Com que frequência coloca extensão de pestanas?”.

[pic 4]

Nesta questão, se o inquirido não conhecer a marca que está a ser estudada, não deve continuar o inquérito.

[pic 5]

Uma vez que o problema deste estudo diz respeito ao serviço de extensão de pestanas da Wiñk, o inquirido ao selecionar a opção “Não”, automaticamente avança para a última questão do inquérito referente à zona geográfica.

Questões Centrais

As questões centrais constituem o ponto essencial do inquérito, sendo estas que permitem obter as respostas necessárias aos objetivos específicos e consequentemente determinar soluções ao objetivo geral.

        Nesta fase é necessário tomar decisões sobre o formato do inquérito e as escalas a serem utilizados. Quanto ao formato das questões, na construção deste inquérito utilizaram-se questões fechadas, de escolha dicotómica e de escolha múltipla.

        Nas questões fechadas são fornecidas opções de resposta ao inquirido, e este por sua vez, deve escolher uma ou mais opções consoante as instruções apresentadas.

        As questões de formato dicotómico são questões fechadas em que existem duas opções antagónicas de escolha. Neste estudo foi questionado, com este formato, por exemplo, se a pessoa conhecia a Wiñk ou se não conhecia a Wiñk. Este tipo de questões possibilitam rapidez na resposta e na recolha e processamento de dados, sendo desta forma, fáceis de administrar, analisar e codificar.

[pic 6]

        Por sua vez, as questões fechadas de escolha múltipla disponibilizam várias opções de resposta e podem ser produzidas para gerar uma escolha única (selecionar apenas uma opção) ou proporcionar a escolha de várias opções de entre as apresentadas. Este tipo de questões também possibilita a rapidez na recolha e processamento dos dados. São facilmente administradas, analisadas e codificadas, mas requerem mais tempo para formulação correta das diferentes opções e a ordem destas pode provocar enviesamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (227.4 Kb)   docx (145.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com