TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas e instrumentos de recolha de dados

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  1.500 Visualizações

Página 1 de 3

0.5.4. Técnicas e instrumentos de recolha de dados

a) Entrevista

É um encontro entre duas ou mais pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. É um procedimento utilizado na investigação social, para a colecta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social. LAKATOS (2007:197). No entanto entrevistamos os membros da direcção respectivamente o Director da escola, Director adjunto pedagógico e os coordenadores de ciclo, com a finalidade de perceber junto deles as implicações da gestão por objectivos e o seu contributo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A presente técnica ajudou o autor a colher informação útil sobre o estágio real do processo de gestão por objectivos.

b) Questionário

Segundo LAKATOS (2007:197) é um instrumento de colecta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.

Este meio de recolha de informação constitui a técnica de recolha de dados que se recorre frequentemente numa investigação sociológica por permitir abranger maior número de amostra de respondentes num menor período de tempo. Este foi aplicado a (quinze) 15 funcionários (professores) de forma aleatória.

0.5.5. Amostra de pesquisa

Como anunciou-se anteriormente o trabalho basear-se-á numa perspectiva qualitativa basicamente, tendo privilegiado o método de estudo de caso, optamos em usar a amostragem probabilista (aleatória simples).

Não obstante, serão submetidos no nosso estudo vinte (20) funcionários da Escola Secundaria de Tavene, dos quais dos quais cinco (5) serão membros da direcção especificamente o Director da escola, Director Pedagógico e três (3) coordenadores de ciclo, e quinze (15) professores respectivamente para melhor compreendermos o contributo da gestão por objectivos no processo de ensino e aprendizagem por ser mais abrangente, esta técnica vai permitir com que o pesquisador tenha de recolher várias opiniões de modo a dar mais subsídio a esta pesquisa.

Segundo QUIVY & CAMPENHOUDT (1995:65) a representatividade da amostra é garantida pela distribuição dos agregados entrevistados dentro da área de estudo.

CAPÍTULO II

1. ENQUADRAMENTO TEÓRICO

1.1. Revisão de conceitos

Nesta área faz-se a conceitualização dos principais termos da nossa pesquisa como:

Gestão

Do latim gestĭo, o conceito gestão refere-se a acção e ao efeito de gerir ou administrar.

É uma actividade complexa, envolvendo a combinação e a coordenação de recursos humanos, físicos e financeiros, para que se produzam bens ou serviços que sejam simultaneamente procurados e que possam ser oferecidos a um preço que possa ser pago, tornando ao mesmo tempo agradável e aceitável o ambiente de trabalho de todos os envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com