TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casas Bahia

Pesquisas Acadêmicas: Casas Bahia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 3

PRIMEIRO DESAFIO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II

Questão 1:

Casas Bahia é uma popular rede de varejo de móveis e eletrodomésticos do Brasil. Fundado em 1952, em São Caetano do Sul – SP, pelo imigrante polonês Samuel Klein, que iniciou como mascate vendendo produtos de porta em porta. No dia 4 de dezembro de 2009 o Grupo Pão de Açúcar anunciou a compra das Casas Bahia tornando-se uma parte integrante do atualmente maior grupo varejista brasileiro.

Tem um estilo de gestao paertalista e democratico. Na Casas Bahia, o slogan "Dedicação Total a Você" se aplica aos dois lados da moeda:clientes e colaboradores. Considerado como um "pai" pelos seus colaboradores, a quem chama de "filhos", Samuel é tido como um exemplo a ser seguido. Outro lema da rede é dar oportunidades de crescimento para quem realmente tem vontade de crescer profissionalmente

Questão 2: O encontro desses doi grandes Grupos varejistas, Pão de Açúcar e Casas Bahia, ocorreu em 2009, quando a primeira decidiu comprar a segunda. A negociação da fusão foi extremamente conturbada e conflituosa. Entre a data que o acordo foi oferecido pelo Pão de Açúcar até a assinatura do mesmo se passaram apenas três meses, tempo insuficiente para que fossem realizadas todas as auditorias e processos necessários, o que gerou discussões dos termos do contrato.

A Casas Bahia passou a questionar o fato da empresa ter sido subvalorizada na negociação. Existe até uma cláusula de proteção para o Pão de Açúcar porém o mesmo direito não foi dado a outra empresa. Foi no momento de ajustar essas falhas que os problemas começaram a surgir. Os Klein trocaram o comando da Casas Bahia por uma participação minoritária do Pão de

Açucar e prometeu que a sua então ex marca não morreria. Já Abílio Diniz, conseguiu transformar o Pão de Açúcar na maior rede de varejo do país com a fusão.

Além disso, um outro fator atrapalhava muito a negociação entre os dois grupos: a diferença cultural empresarial que cada um possuia, e esse fator, apesar de ser extremamente essencial, não foi levado tão a sério como deveria. O Pão de Açúcar está a muito tempo na Bolsa de Valores e possui regras de transparencia muito rigorosas, e o mesmo não ocorre com a Casas Bahia.

Existe também o fato da cultura base desses grupos influenciar no meio de operação cultural em um fusão. Apesar de tais diferenças a fusão foi concluida após a revisão do contrato e novas aberturas proporcionadas pelo Pão de Açucar. Uma delas é o poder de veto concedido aos Klein, que passam a ter o direito de interferir nas decisões estratégicas da empresa e torna a negociação mais como uma aliança do que uma simples fusão. O importante é que cada grupo continuará a trabalhar com sua própria estratégia de negócio e trará benefícios para ambas empresas.

Questão 3:

a família Klein, da Casas Bahia, acredita que o negócio foi subavaliado e os dois grupos reavaliam a fusão, com a renegociação de valores e algumas condições do contrato[6].

A família Klein é polonesa e apresenta uma característica mais conservadora e menos ágil na hora da tomada de decisões. Já o Grupo Pão de Açúcar, com origem brasileira, possui uma gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com