TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Burberry

Ensaios: Case Burberry. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 3

Case Burberry

1) Pela proposta de valor e reposicionamento da marca Burberry, de que forma as decisões adotadas com relação a segmentação, conforme perfil dos segmentos-alvo, contribuíram para a alavancagem da marca.

Logo de inicio Ângela traçou uma estratégia que era de ter como seu produto principal as famosas capas de chuvas de gabardine, desenvolver a presença digital da marca e se aproximar do público mais jovem. Dessa forma Ângela conseguiu recuperar as operações de marca, focou seu negócio em 3 linhas de produtos (Burberry Prorsun, Burberry London e Burberry Brit), impulsionou o desenvolvimento de novos mercados e alavancou o sistema digital da empresa.

A CEO conseguiu reformular a marca transformando a Burberry em sinônimo de identidade britânica, sem deixar que a marca envelhecesse, partindo do carro chefe, os gabardines, expandindo sua diversidade de modelos e cores, despertando novas sensações e desejos no “consumidor do milênio”.

2) Quais as principais ações de Angela para resgatar a cultura da empresa? De que forma estas ações interferiram na personalidade da marca?

Extinguir o sistema de franquias, alcançar experiência operacional, orientar a empresa para o varejo, uniformização da equipe de design das peças e resgate da herança da marca; essas decisões ajudaram na consolidação da marca, que fixou-se no mercado sem perder a herença adquirida com o tempo.

Ângela também se preocupou em conectar seus funcionários uns com os outros, deixando de lado o individualismo e desenvolver a comunicação entre as pessoas da empresa através de vídeos que compartilhavam as conquistas da marca. Transformando-a assim em uma cultura sólida, com pessoas boas, de modo a atingir um impacto que transcendesse a empresa.

3) No que tange à política de marcas, de um lado temos empresas como a Gillette, ou a Parmalat, que têm uma única marca para diferentes tipos de produtos (Gillette: lâminas, loção, creme de barbear etc; Parmalat: Leite Longa Vida, massas, biscoitos, iogurte, queijos, café solúvel etc). De outro lado, temos formas como a Gessy-Lever ou a Nestlé, com dezenas de marcas, uma para cada tipo de produto e/ou segmento de mercado.

Liste as vantagem e desvantagens que a marca Burberry deve investigar para cada uma dessas políticas de marcas (como, por exemplo, as políticas adotadas pela Gillette e também as adotadas pela Nestlé).

Marcas como Gillette e Parmalat possuem uma gama de produtos diferenes, mas todos direcionados ao mesmo segmento, tanto de produto quanto de consumidor, por exemplo a Gillette possui produtos para remover pêlos tendo então a lâmina de barbear e por diante o crème, loção etc. Assim como a Parmalat, que é uma marca de alimentos.

Podemos colocar a Burberry dentro deste meio pois ela possui uma estratégia central que confere identidade a marca e é organizada segundo o uso de cada linha e o público consumidor. Assim a marca tem a Burberry Prorsum que são os produtos exclusivos vistos nos desfiles, a Burberry London, produtos prontos para usar e destinados ao uso diário no trabalho, e a Burberry Bit, que é a linha mais informal da marca. Os produtos e marca são os mesmo e seu consumidor final é focado para pessoas com bom poder aquisitivo.

Já a Nestlé é uma empresa que possui diversas marcas de diversos segmentos e cada uma apontando para seu consumidor final. Para Burberry chegar a esse patamar a marca não se encaixaria com o seu mercado que é o luxo, ela teria que criar “sub-marcas” com diferentes ptodutos e estilos.

Sendo assim:

Vantagens Marca única:

-Ter seu público alvo definido e assim poder traçar uma única estratágia.

- Qualidade sempre a mesma

Desvantagem:

- Atingir somente um segmento de mercado.

Vantagem Marcas Mútiplas:

- Obter uma empresa com diversas marcas alcançando diversos segmentos.

- Possuem sempre novos produtos

- Públicos diferenciados

Desvantagem:

- Maior recurso financeiro

- Acaba por perder o foco de ser uma única marca com foco no Mercado de luxo.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »