TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case - Dori Alimentos

Artigo: Case - Dori Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  4.712 Palavras (19 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 19

Disciplina: Gestão de Serviços e Varejo

Docente: André Garcia

Trabalho: Seminário - Empresas que se destacam no varejo ou serviço.

Case: Estratégias e Práticas Empresariais da Dori Alimentos.

Sumario

1. Quem é a Dori Alimentos ...................................................... 3

2. Missão .................................................................................... 5

3. Valores ................................................................................... 5

4. Números ................................................................................ 5

5. Posicionamento de Logotipo................................................ 7

6. Posicionamento...................................................................... 7

7. Processos de Produção e Planejamento.............................. 8

8. Atual Posicionamento............................................................ 9

9. Posicionamento da marca Dori durante os anos................ 10

10. Responsabilidade com o Meio Ambiente............................. 12

11. Responsabilidade com os Colaboradores........................... 12

12. Responsabilidade Social ....................................................... 13

13. Público Alvo............................................................................ 14

14. Concorrência........................................................................... 14

15. Investimento............................................................................ 17

16. Ousadia e Mercado................................................................. 18

17. Bibliografia.............................................................................. 20

1. Quem é a Dori Alimentos?

A matriz da Empresa DORI fica situada na cidade de Marília, localizada na região centro-oeste do Estado de São Paulo, distante 450 quilômetros da capital do Estado de São Paulo. No dia 08 de maio de 1967 foi fundada uma empresa individual pela Sra. Doraci dos Santos Spila que deu o nome como razão social da referida empresa. A Empresa de início funcionava na residência da fundadora, fabricando artesanalmente pipoca e amendoim e sua marca principal era "Guri". Em 1970 a Empresa foi registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo e logo vieram fazer parte desta sociedade os filhos e o marido da fundadora Sr. Augusto Spila, que antes trabalhava como Técnico de Rádio. No ano de 1976 a Empresa muda-se para Avenida República, num salão de 500m2 e também é alterada sua razão social para a denominação DORI, em homenagem a sua fundadora. Em 1982, por seis meses começa a fazer parte da sociedade um membro que não era da família, Sr. Ademir de Oliveira, após este lapso de tempo é substituído por um membro da família Sr. Daniel dos Santos Spila que fica até 1985.

No ano de 1986 acontecem dois novos fatos, além da entrada de dois sócios que não fazem parte da família Sr. Pedro Lobo da Silva e Sr. Paulo César Venturini; é inaugurada a primeira filial em Marília, no distrito industrial, constituída com o objetivo de "selecionar e preparar matéria-prima", para ser usada na fabricação de produtos da matriz. Outro objetivo era o de recuperar parte do volume de produção de amendoim que a região já teve há aproximadamente 40 anos atrás, onde a produção era uma das maiores do país, pois nosso solo é altamente favorável a esta cultura, e aqui se instalaram várias indústrias de óleo. Para isto a Dori contratou um Engenheiro Agrônomo que passou a dar assistência gratuita aos produtores de nossa região, orientando-os quanto à melhor variedade a se plantar, melhor manejo e para garantir a qualidade do produto, maior segurança aos produtores, maior proximidade com os produtores, desenvolvendo desta forma uma relação de parceria e apoio mútuo entre a Dori e os produtores de nossa região. Diante dos resultados alcançados, a Empresa analisada investe na construção de um laboratório de análise do amendoim o que passa a lhe garantir a excelência na qualidade de seus produtores, resultando num reconhecimento imediato e avançando desta forma sua participação no mercado. A Dori passa a ser a primeira e única indústria de confeitos a ter este serviço. No dia 09 de setembro de 1988 o Sr. João Baptista Barion adquire a parte do casal Spila, equivalente a 62%, ficando na sociedade os dois sócios que não faziam parte da família e um filho dele Sr. Luiz Augusto Spila.

No ano de 1989 a Dori adquire a fábrica de balas e pirulitos, denominada de "Ouro Verde", situada na cidade de Rolândia, Estado do Paraná. Com interesse de impulsionar cada vez mais a Dori, começa-se a fabricação de rosquinhas, na filial de Marília. Após três anos é criada a terceira filial, na capital paulista, e em Porto Alegre na capital do Rio Grande do Sul, com a meta de distribuir os seus produtos naqueles mercados. Por interesses pessoais o Sr. João Baptista Barion, em 1995, faz a distribuição de seus bens pessoais e passam a serem sócios da Empresa seus filhos: João Baptista Barion Júnior, Luís Bodini Barion, Carlos Bodini Barion e Vítor Bodini Barion que também passam a constituir o corpo diretivo da Empresa. Em meados do ano de 1995, o Sr. Luiz Augusto Spila se afasta da Empresa, vendendo os seus 30% para a família Barion. Em setembro de 2003 é inaugurado o Centro de Distribuição em Marília onde as mercadorias produzidas nas unidades de Rolândia/PR e Marília/SP seguem diariamente para o CD onde ficam armazenadas e a partir daí seguem seu destino até o cliente de maneira consolidada, ou seja, em uma mesma nota fiscal passamos a entregar as balas, pirulitos e confeitos, acarretando assim redução de custos e uma melhora muito grande no prazo de entrega e nas condições físicas de armazenamento das mercadorias. Com todos os investimentos realizados em sua estrutura predial, a Dori hoje ocupa uma área própria de 198.115,48 metros quadrados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com