TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Habib's

Artigo: Case Habib's. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 5

Motivação Através do Reconhecimento do Trabalho

Uma das exigências mais importantes de um líder é a necessidade de motivar empregados para serem mais produtivos e para ajudá-los a conquistar os seus objetivos. A motivação é definida pelo dicionário Merriam-Webster como a força, o estímulo, ou a influência motivando uma pessoa: “incentive, drive” (pág. 759). Os líderes devem sempre ter a consciência de que a motivação é considerada a chave para aumentar a produtividade e conseqüentemente a lucratividade da empresa. Embora haja muitas teorias diferentes explicando motivação, a pergunta central é: o que especificamente pode ser feito para motivar funcionários a trabalharem mais arduamente e executar tarefas em seu grau mais elevado de eficácia? Há duas principais maneiras pelas quais os líderes podem motivar seus trabalhadores.

A primeira e provavelmente melhor maneira de motivar seus trabalhadores é através de reforço positivo. Como um líder, você deve sempre elogiar o bom desempenho de seus funcionários. É extremamente importante para seus empregados sentir que eles estão fazendo um bom trabalho. O reconhecimento e a maneira de conseguir com que os seus empregados produzam no nível máximo de produção possível. Os empregados estão dispostos a fazer o que for necessário para produzir mais e melhor, quando sentem que seu trabalho está sendo reconhecido. Eu aprendi isso de primeira mão durante meu primeiro trabalho nos Estados Unidos, quando presenciei o reconhecimento formal do trabalho do "melhor empregado do mês". Neste especí¬fico departamento, ninguém sabia o que estava a ponto de ocorrer, exceto o gerente que nomeou o empregado. Quando a equipe de eventos chegou no departamento com balões, flores, doces, e cantando: "você é o melhor, você é importante”, ninguém sabia exatamente quem seria a pessoa escolhida. Quando eu dei uma reparada no grupo, eu vi a menina tentando controlar suas emoções. Todo o grupo tirou fotos, e a nomeada recebeu bilhetes de cinema, chocolate, e um certificado de reconhecimento pela contribuição de uma funcionária que produziu além da expectativa. Isto me mostrou que é crucial para empregadores reconhecer o desempenho exemplar dos empregados e honrar seu papel significativo no sucesso operacional e financeiro de seus respectivos departamentos.

Em contraste, uma segunda maneira de motivar seus funcionários e através de meios negativos. Os empregados sentem a pressão de serem mais produtivos para conseguir atingir as metas da empresa. Entretanto, se os objetivos da companhia não forem alcançados, os funcionários podem ser rebaixados ou até mesmo despedidos. Considerando que muitos trabalhadores não podem se dar o luxo de ficarem desempregados, eles se esforçam para serem mais produtivos com o método de motivação adotado pelo chefe. Infelizmente, essa pressão psicológica freqüentemente destrói a auto-estima dos empregados. Chega ao ponto inevitável em que os trabalhadores não conseguem mais ajudar a empresa, mas sim, se sentem ameaçados de serem rebaixados ou despedidos. Se você for o tipo de li¬der que usa a estratégia do medo para motivar seus funcionários, tenha em mente que esse tipo de motivação diminui produtividade e satisfação no trabalho, particularmente a longo prazo.

A finalidade de reconhecer o desempenho do empregado não é somente para motivá-lo a ser mais produtivo e sentir mais satisfação pessoal com seu desempenho, mas também para reter o talento e contribuição ao sucesso de sua empresa. Se você for um lí¬der que tenha interesse em desenvolver um programa do reconhecimento do trabalho, eu tenho algumas sugestões em como fazê-lo. Primeiramente, você pode começar agradecendo seus funcionários por suas contribuições e desempenho de uma maneira formal ou informal. Se você escolher agradecer formalmente seu empregado, você pode escrever ao empregado uma carta ou enviar um cartão dizendo o quanto você agradece o seu esforço e dedicação pelo seu trabalho à companhia. Entretanto, se você escolher agradecer informalmente seu trabalhador, um simples “obrigado” será um bom começo para desenvolver um bom ambiente de trabalho e, ainda mais importante, deixar o funcionário ciente de quanto a contribuição pessoal dele é importante para a empresa.

Em segundo lugar, você pode desenvolver um programa de reconhecimento para os funcionários mais produtivos do mês. Esse tipo de programa deve ser aplicado em toda a empresa. Você deve começar com uma carta para os departamentos explicando a necessidade de reconhecimento do trabalho e a importância que isso representa para o sucesso da companhia. Esta carta deve explicar que cada departamento devera eleger os melhores funcionários. Logicamente que os funcionários indicados são aqueles que produziram além da expectativa de suas responsabilidades diárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com