TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Santa Cor

Por:   •  21/11/2019  •  Resenha  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  1.571 Visualizações

Página 1 de 3

Case Santa Cor

Questões para discussão

1 – Para escolher o local de abertura da nova loja, as proprietárias da Santa Cor devem estar atentas a alguns fatores fundamentais. O ponto comercial é um dos principais fatores que influenciam no sucesso do negócio e não pode ser deixado em segundo plano. Para que a nova loja seja viável, é importante analisar os seguintes aspectos:

  • Potencialidade do ponto. Para atingir de maneira precisa seu público-alvo (mulheres de classe AB, entre 20 e 45 anos), a loja deve estar localizada em uma área comercial onde os clientes potenciais costumam frequentar. Além disso, é preciso avaliar a o acesso, prático ou não, à loja. A escolha de uma loja de shopping ou de um ponto comercial em um bairro nobre é fundamental, com peso 5, em uma escala de 1 a 5;
  • Os objetivos do negócio podem facilitar ou dificultar à entrada da nova loja em determinados shoppings ou bairros. A caracterização de um bairro também pode se chocar com os objetivos da nova loja. Por isso, é fundamental escolher um ponto onde o público e a marca se identifiquem através de características semelhantes;
  • Gastos com infraestrutura física. Os custos para instalação de uma nova loja devem ser levados em consideração. Mesmo o valor do aluguel de uma loja de shopping ser quase 10 vezes maior que uma loja fora do shopping, o grande volume de pessoas que frequentam esse espaço pode compensar o investimento. Mas é preciso ter claro a disponibilidade financeira e as limitações. O peso, nesse caso, é de 3.
  • A atração cumulativa. É necessário identificar os negócios similares ou compatíveis próximos, que tendem a atrair mais negócios para a nova loja. Por isso, escolher um shopping que venha de encontro com o perfil da Santa Cor é importante, com peso 4 na escala.
  • A potencialidade do mercado deve ser levada em conta, assim como o perfil do consumidor que se quer atender com o mix de produtos da loja. Esse aspecto possui peso 3 na escala.

2 – Existem vantagens e desvantagens de reduzir a quantidade de produtos vendidos na Santa Cor. As vantagens:

  • diminuição da poluição visual no interior da loja, deixando o espaço mais “confortável” visualmente para o cliente, permitindo uma melhor visualização dos produtos na vitrine e prateleiras;
  • melhor aproveitamento do espaço interior da loja, utilizando um espaço maior para exposição dos produtos;
  • reduzindo a quantidade de produtos, torna-se possível dar foco e destaque para determinados produtos, que antes não era possível com a grande quantidade de produtos espalhados pela loja.
  • acessórios pequenos que antes ficavam “escondidos” e invisíveis para os clientes serão mais vistos, aumentando suas chances de venda.

Já as desvantagens:

  • Deixará de comunicar o posicionamento da loja, já conhecido pela base de clientes;
  • menor atratividade e certa monotonia para quem passa em frente à loja. Os produtos deixarão de chamar à atenção dos consumidores, que poderão passar despercebidos;
  • necessidade de se criar um estoque para os produtos que não estarão nas prateleiras e vitrines, o que é um fator negativo uma vez que a área da loja é muito pequena.

3 – É possível adequar as lojas atuais, trazendo maior conforto aos clientes. Uma solução, nesse caso, seria a utilização de prateleiras com gavetas, que serviriam de estoque, substituindo o produto que fosse vendido na hora. Uma melhor organização, com uma leve redução e ordenação dos acessórios expostos traria um conforto visual aos clientes da Santa Cor, sem perder a característica principal da marca, que é identificada pelas cores fortes e artigos diferenciados, produzidos de maneira artesanal. Além disso, produtos em destaque não iriam dividir espaço com outros na vitrine da loja. Essas mudanças deixariam a loja mais leve e a tornaria um espaço mais convidativo aos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com