TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Starbucks

Casos: Case Starbucks. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Complementar da Disciplina Gestão de Clientes

Docente: Tatiana Ferrara Barros

Caso

Para responder as questões leia o caso abaixo “A Maratona do Café” retirado do livro Princípios de Marketing de Serviços .

Questões :

1- Você considera que o conceito “transformar em terceiro lugar entre casa e trabalho” para o consumidor brasileiro terá o mesmo efeito que tem para o consumidor americano?

Não, no mercado americano culturalmente as pessoas saem de casa e passam em uma Starbucks ou uma cafeteria para pegar o café, um pequeno cookie e seguir em frente. Em nosso pais esta cultura não esta inserida no cotidiano das pessoas pois na grande maioria o café é tomado em casa ou em algum lugar próximo ao trabalho com custos acessíveis.

A Starbucks no país não é acessível a grande maioria, ao contrario dos EUA onde é extremamente popular e barata. Para que a mesma se torne a 3a. Opção entre os brasileiros será preciso repensar em seus preços e aumentar substancialmente sua rede de atendimento.

Para o Brasileiro a entrada em uma Starbucks é sinônimo de status e não de passagem cotidiana como estão querendo os investidores.

2- Há muitos players no mercado de café no Brasil além da Starbucks e McCafé. Há mercado para tantas empresas?

Existe um mercado promissor no país principalmente em cidades denominadas frias como algumas do sudeste e boa parte da região sul do país onde a concentração de renda é maior e onde as pessoas aderem a costumes de reunirem-se para conversar ou para reuniões.

Nos estados unidos a cultura “Starbucks” é uma cultura onde as pessoas passam, pegam seu café se seguem seu roteiro normal. No brasil esta cultura será/ou já é um pouco diferente onde o ambiente x atendimento x qualidade são levados muito em consideração para a escolha da cafeteria e onde o cliente irá aproveitar ao máximo a estadia no espaço ( Vide as lojas Starbucks em SP que vivem lotadas de jovens conversando).

Em relação ao mercado a demanda ainda é crescente como aponta o próprio texto, porém é preciso repensar o fator de apenas dedicar as lojas ou produtos a classe AB , é preciso buscar uma alternativa intermediária com preço bom e excelente atendimento para atender também as classes C e D que almejam ou desejam os mesmos produtos da classe A. Nos EUA em média um café de 500ml da Starbucks custa US$ 0,99 enquanto no brasil chega a 10,00, no pais do Mr. San o café em cafeterias é extremamente popular enquanto na ilha tupiniquim ainda é um artigo para poucos.

Mercado existe sim porém é preciso diversificar para que seja possível ganhar mercado e se manter perante as concorrentes.

3- Considerando que as cafeterias tem apostado na dupla “qualidade do café + ambientação”, como diferenciar uma marca das demais a ponto de ela conquistar a fidelidade do cliente e retê-lo?

Como citei na questão anterior, hoje as pessoas buscam atendimento , qualidade e um lugar agradável para estar, não se importando em pagar um pouco mais para isto ( referencia as classes AB). No Brasil ainda a distinção entre cafés é muito pouco conhecida visto que o brasileiro vem de uma cultura onde o café sempre foi uma mistura e não um produto puro, vide os cafés vendidos no mercado nacional que são uma mescla de Conilon e Arábica pois o “Mignon”de ambos é exportado para grandes países como Japão e EUA.

Portanto não basta apresentar novos produtos ou cafés mais requintados se o ambiente e o atendimento não forem o grande diferencial, não adianta colocar um “Jacu bird coffee” em uma cafeteria do "Mc café” que o mesmo não atingirá seu público pois o conhecimento dos cafés é praticamente nulo no país. Para uma marca conseguir consolidação é preciso qualidade de atendimento , lugar extremamente agradável e aconchegante e depois disto cafés de qualidade. O mesmo refiro-me a redes que estejam dispostas a atender um publico C e D que também almejam um lugar de qualidade, com bom atendimento mas com preços mais acessíveis. Estes itens serão indispensáveis para fidelização do cliente.

No caso da Starbucks no Brasil a mesma mantém sua clientela não apenas ao fato de ter um lugar agradável e um bom café mas ao fato de ser considerada a cafeteria numero 1 do mundo e por representar um certo “Status” para quem a freqüenta.

4- O que explica o boom do “café experiência”? Quais as características culturais brasileiras que podem explicar o sucesso das cafeterias?

O Brasil sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com