TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Natura

Ensaios: Caso Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Planejamento Estratégico

Juiz de Fora

2013

Everton Louro de Souza

Estudo de Caso Natura

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

Juiz de Fora

27/08/2013

ÍNDICE

1- INTRODUÇÃO 4

2- DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Missão, Visão e Valores 5

2.2 Estratégia Genérica 6

2.3 Analise das Forças Competitivas 7

2.4 Ambiente Externo 7

2.5 Ambiente Interno 8

2.6 Reflexões sobre Planejamento Estratégico 8

3- CONCLUSÃO 9

4- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 10

1- INTRODUÇÃO

Este Estudo de Caso tem por objetivo demonstrar a estratégia competitiva adotada pela empresa Natura S.A., a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de vendas diretas no brasil.

Visando atender a este objetivo, o desenvolvimento deste Estudo de Caso estará dividido em cinco partes. Na primeira parte, serão descritas a missão e a visão da empresa Natura S.A.. Na segunda parte, será feita uma breve análise sobre as forças competitivas de mercado segundo os referenciais de Porter, realizando um paralelo com a empresa em questão. Na terceira parte, será realizada a análise das ameaças e oportunidades relacionadas na época do Estudo de Caso em questão com dos dias atuais. Na quarta parte Será verificado o ambiente interno sobre o impacto de crises e mudanças do ambiente externo. Na quinta e ultima parte será feita a verificação do pensamento estratégico a longo prazo conforme o estudo do planejamento estratégico.

2- DESENVOLVIMENTO

I- Missão, visão e valores da empresa.

Segundo o site Wikipédia, a missão de uma organização corresponde ao que esta se propõe a fazer, e para quem. É o propósito de sua existência.

A definição da missão deve responder a pergunta: "Estou no mercado (ou na sociedade) para quê?" A definição deste conceito orienta na gestão do plano estratégico, visando canalizar esforços da organização naquilo em que a organização é melhor. O conceito de missão orienta tudo e a todos nas organizações.

A partir do momento que a organização tem definida sua missão no mercado ou na sociedade, busca-se o detalhamento de seus objetivos. A missão deve ser clara, simples, objetiva e pequena.

A natura uma empresa que desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos fragrâncias e produtos de higiene pessoal possuindo uma marca que está entre as mais reconhecidas do mercado brasileiro tem como missão comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/ estar-bem.

Assim podemos afirmar que a Natura tem uma missão devidamente elabora conforme demonstrada no seu próprio site.

A missão tem sua importância para que a empresa defina exatamente qual o seu tipo de serviço prestado.

A visão condiz com o futuro a ser construído. Para Joseph V. Quigley, autor de "Visão – Como os líderes a desenvolvem, compartilham e mantém", a visão empresarial é o fundamento dos valores, aspirações e objetivos de uma empresa e "constitui-se no fator de atração para as mentes e os corações dos seus membros".

A NATURA tem como objetivo o processo de internacionalização de seus produtos explorando a biodiversidade brasileira com produtos compostos unicamente de ingredientes naturais. O Ingresso no mercado Latino Americano e em seguida abrindo sua primeira loja na Europa, em Paris.

II- Estratégia Genérica

A NATURA tem usado como estratégia genérica a diferenciação. Apesar de oferecer produtos naturais baseados na biodiversidade brasileira sua estratégia foi a venda diretas com seus clientes através de revendedoras autônomas. Surgindo assim as consultoras NATURA. As consultoras são o principal elo da Natura com o consumidor final, são um publico especial, com o qual mantém um relacionamento próximo, por meio de cursos e oficinas de capacitação e de um amplo sistema de comunicação. São a linha de frente com os consumidores finais e responsáveis por disseminar o conceito Bem Estar Bem.

Estratégia essa aplicada com eficiência no ano de 2003 já havia no mercado cerca de 355.000 revendedoras no Brasil e 26.000 revendedoras fora do país (Argentina, Peru e Chile)

III- Analise das forças competitivas

Na ultima década é notável o crescimento na indústria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com