TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Natura

Artigo: Estudo De Caso Natura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  4.224 Palavras (17 Páginas)  •  1.484 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. ANALISANDO AS ESTRATÉGIAS DA NATURA 6

2.1. Missão, Visão e Valores 7

2.1.1. Missão 7

2.1.2. Visão 10

2.1.3. Valores 11

2.2. Estratégia Genérica 15

2.3. Estratégia Competitiva 19

2.3.1. Análise Setorial 19

2.3.2. Ameaça de Novos Entrantes 20

2.3.3. Rivalidade da Concorrência 21

2.3.4. Ameaça de Produtos Substitutos 23

2.3.5. Poder de Barganha dos Fornecedores 24

2.3.6. Poder de Barganha dos Compradores 24

2.4. Ambiente Externo - Oportunidades e Ameaças 25

2.5. Ambiente Interno - Forças e Fraquezas 28

2.5.1. Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças 30

3. DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA 32

3.1. Conjuntura Atual da Natura pela Exame 33

3.2. Sugestões de mudança 36

4. CONCLUSÃO 38

REFERÊNCIAS 39

1. INTRODUÇÃO

A Gestão de Projetos é fundamental para as organizações, e também é um desafio que exige habilidades técnicas para alcançar os resultados previamente estabelecidos. Cada vez mais as empresas investem nesse tipo de gestão e, portanto, a procura por gerentes de projetos tem aumentado consideravelmente. Por isso, muitas técnicas e ferramentas têm surgido nessa área para atender às necessidades das organizações, afinal, a globalização tem feito as empresas se modernizarem para se manterem no mercado e implantando a gerência na gestão de projetos dentro das organizações.

Os projetos têm sua origem no próprio “homo sapiens”. Na antiguidade os seres humanos provavelmente utilizaram os conceitos de projetos para empreender feitos, como a própria construção das pirâmides. Passando pela antiguidade, movendo-se por guerras atuais, até que em 1969 surge uma instituição até hoje conhecida, voltada para a própria associação de profissionais de gerenciamento de projetos: a PMI (Project Management Institute). O Projeto surge da ideia de se empreender algo dentro de um determinado esquema (sequência bem definida de eventos), que é organizado para criar ou realizar um produto ou atividade com início, meio e fim, gerando algo único, singular e com uma meta identificada – resolvendo problemas, gerando produtos ou serviços, com resultados tangíveis ou intangíveis.

Gestão é o ato de gerir, gerenciar e administrar. O Guia PMBOK - Project Management Body of Knowledge, conhecido como o “Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos” levantado pelo PMI – define o gerenciamento de projetos da seguinte maneira: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto”. Ele permite que a organização una resultados dos projetos e objetivos do negócio. Isso exige diversas disciplinas de gerenciamento, e a escolha do padrão ideal para gerenciar o projeto pretendido. Os projetos são diferentes, por isso exigem procedimentos formais e apresentam vários desafios ao gestor do projeto, como o domínio dos ambientes da organização, qualificações em Gestão de Negócios, Projeto e Técnica.

As empresas estão investindo tanto em projetos que estão criando planos de carreira para o gestor de projetos, pois sabem que eles são fundamentais para a evolução e desenvolvimento de seus produtos e serviços. Esse gestor precisa de habilidades técnicas, conhecer a organização (produtos e segmentos), dominar a tecnologia que está gerenciando e o desenvolvimento empresarial, entender de negócios, comunicação, motivação de equipe, recrutamento de pessoal, clientes, finanças e muitas outras habilidades. Essa profissão está se tornando muito popular e já existem muitos cursos voltados para a área.

Em relação às ferramentas, muitas empresas mobilizam esforços para desenvolverem as suas próprias, com sistemas informatizados e baseados em estratégia de gerenciamento. Isso exige profissionais competentes (como analistas de sistemas) e conhecimentos complexos e amplos, o que mostra a importância da área. Existem diversos softwares no mercado, de todos os preços e níveis de complexidade. Sistemas informatizados são essenciais, pois são rápidos e processam informações em alta velocidade, e o futuro aponta para isso. A própria Internet é uma ferramenta de apoio à gestão de projetos. Os gerentes de projetos precisam se manter atualizados constantemente.

O PMBOK identifica seus elementos referentes. Os grupos de processos de gerenciamento de projetos são: início, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. O conhecimento está dividido em nove áreas: Gerenciamento da Integração, Escopo, Custos, Qualidade, Aquisição, Recursos Humanos, Comunicações, Risco e Tempo. Atualmente, as Partes Interessadas entram como a décima área de conhecimento. Empresas que possuem planejamento estratégico, visão e missão alinhadas à estratégia, e utilizam os projetos de maneira adequada, sempre alcançam patamares altos de liderança e são valorizadas.

Esse trabalho vai mostrar a aplicação do gerenciamento de projetos em um caso. A escola de idiomas BBT quer abrir uma nova filial. O detalhamento desse projeto será mostrado através dos conceitos e técnicas do Planejamento de Projetos, e cada passo será explicado e mostrado.

2. PROJETO E OBJETIVOS INICIAIS

O projeto em questão é abertura da nova filial da Escola de Idiomas BBT. Os detalhes do caso começam quando Pedro Mall, gerente de uma franquia da Escola de Idiomas BBT resolveu abrir mais uma filial para aumentar a receita de sua empresa. Nesse caso, o gerente do projeto sou eu, o porta-voz do trabalho.

Características da nova filial:

• Área – 300 m2 (4 salas de aula com capacidade para 40 alunos, 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com