TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso - Natura

Casos: Estudo De Caso - Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Este texto trata de uma análise da missão, visão e dos valores da empresa Natura Cosméticos S/A, bem como, da estratégia genérica executada pela organização. O ambiente setorial, os concorrentes, clientes e fornecedores, também são descritos, em forma de análise.

Seguindo os critérios de avaliação, serão explícitos, informações inerentes ao ambiente interno da empresa – forças e fraquezas, e do ambiente externo – oportunidades e ameaças.

Algumas informações sobre o planejamento estratégico serão percebidas positivamente nas ações desenvolvidas para gerar e manter o crescimento desta organização.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Missão, Visão e Valores

Missão – A empresa atende aquilo que compete a sua missão. Uma vez que ela oferece uma ampla variedade de cosméticos, fragrância e produtos de higiene pessoal. Estimulando sempre as pesquisas contínua para desenvolver novos produtos.

Visão – A Natura tem dado passos significantes em relação a sua estratégica de expansão. Deixando de ser um produto nacional para ser latino-americano, onde suas vendas se estenderam para a Argentina, Chile, Peru e Bolívia, e ao mesmo tempo visando o mercado europeu. Estabelece uma relação harmoniosa com seus consumidores, buscando o incentivo de hábitos de consumo responsável, onde a empresa vem buscando o desenvolvimento sustentável através da biodiversidade.

Valores – Através do seu centro de pesquisa, promove novas fragrâncias e produtos para uma maior diversidade da beleza. Uma organização liberta de preconceitos, onde suas linhas de produtos são feitas para todos os tipos de pessoas. Valoriza a venda direta no ambiente do consumidor, onde compradores e vendedores podem interagir de modo que ambas as partes saiam satisfeitos.

2.2 Estratégia Genérica

A segunda estratégia genérica segundo Porter (1986) consiste em “diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único, no âmbito de toda a indústria”.

A Natura se diferencia das demais empresas por possuir uma estrutura direcionada a redução de custos, projeção de lucros, expansão de mercado e descoberta de novos nichos de mercado.

Por ter a marca da empresa reconhecida internacionalmente por trabalhar com produtos relacionados a biodiversidade brasileira, seus produtos possui a opção do refil, agregando uma vantagem competitiva diante aos seus concorrentes. Outra de sua vantagem, é por ter um capital humano na área de vendas não formalizados, essas duas ações gera baixo custo para a organização.

Seu maior foco é manter seus produtos a todo custo relacionado a base natural, seu marketing trabalha constantemente para que continue sendo a empresa que trabalha para manter o planeta conservado.

2.3 Estratégia Competitiva

Para chiavenato (2006, p. 26) “pesquisar e saber vislumbrar onde estão às oportunidades constituem os primeiros passos para identificar um bom negócio”.

A maior vantagem competitiva que a Natura possui é o sistema de vendas diretas, que a diferencia dos seus concorrentes, pois, evita negociações das vendas do varejo. Incluído na vantagem competitiva, está a execução de se trabalhar com o baixo estoque, pois trabalha com os produtos que possui uma maior rotatividade. A Nívea, Johnson& Johnson, Unilever e Colgate-Palmolive, são outros concorrentes diretos desta empresa. Essas empresas, por serem do mesmo setor, vendem seus produtos através das cadeias de distribuição de supermercados, lojas de departamentos e farmácias. O Boticário por trabalhar com lojas de franquia, possuem produtos em massa, com preços mais acessíveis e altas quantidades vendidas.Mas sua maior vantagem competitiva é que a empresa oferece a mais de duas décadas produtos feitos com matérias-primas brasileira que não causam a degradação do meio-ambiente. Avon por ser sua concorrente principal, não possui a visão de sustentabilidade, dando uma credibilidade a mais para a Natura.

Os consumidores da empresa são as pessoas que dão valor ao mudo da beleza e o bem-estar, que se identificam com a empresa e com seus produtos, com sua crença, suas causas e visão de mundo, pessoas estas que querem fazer e participar da construção de um mundo melhor. A Natura deseja que seus consultores sejam seus primeiros consumidores, pois acreditam que ao usarem os seus produtos poderão compartilhar com seus clientes experiências verdadeiras, e com isso despertar maior interesse dos mesmos.

Os fornecedores são pessoas e instituições que compartilham suas crenças e acreditam em sua marca, na capacidade de inovar e crescer, e na disposição de investir no desenvolvimento sustentável. Sendo assim, seus fornecedores ou intermediários devem extrair os recursos. Mas que simples fornecedores, a empresa deseja que os mesmos sejam parceiros nos projetos empresariais sustentáveis. Como isso buscando construir, relações de confiança, baseada no respeito, na transparência, assim atendendo interesse de ambas as partes.Os dez principais fornecedores desta empresa, representam 42,8% dos custos com matéria-prima, na comparação 2002/2003. O último item possui maior impacto, pois a linha Ekos foi criada com ingredientes da biodiversidade brasileira, onde seus produtos são adquiridos de fornecedores ou intermediários que cultivam estes produtos.

Fonte: Natura

2.4 Ambiente Interno – Forças e Fraquezas

Com uma força muito bem administrada, a Natura possui um fluxo de caixa que impressiona seus concorrentes, pois seus produtos são supridos quando há necessidade. Sua logística trabalha por volume de pedido a ser produzido, onde sua produção poderá ser duplicada a qualquer momento, contudo, suas pesquisas ajudam a ter sempre produtos de inovação. Por ter uma visão ampla sobre conservação da natureza, seus fornecedores trabalham com produtos selecionados e com qualidades asseguradas, onde seu maior foco é a biodiversidade. Trabalhando com esta visão, sua marca cresce cada vez mais no conceito da preservação da natureza e entre seus investidores. Por isso, atualmente é a melhor empresa em governança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com