TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Natura

Artigo: Estudo De Caso Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  2.246 Visualizações

Página 1 de 7

1.0. INTRODUÇÃO

O foco deste trabalho é demonstrar o quanto o Planejamento Estratégico é importante dentro das organizações. Este tópico será aprofundado através do Estudo de Caso da empresa Natura Cosméticos S.A, associado ao estudo do material didático da Biblioteca Virtual, webaula, variadas pesquisas via google e também através do site (www.natura.net).

A princípio será comentado sobre a missão, visão e valores da empresa, realizando uma avaliação de coerência entre a descrição de cada um desses elementos e a estrutura da empresa como um todo, detalhada no Estudo de Caso em questão.

Posteriormente, será avaliado e comentado sobre a Estratégia Genérica adotada pela empresa e conforme suas descrições setoriais serão abordadas com detalhes os componentes de força, fraqueza, oportunidade e risco.

E para finalizar, através das reflexões do contexto de negócio Natura, serão levantadas algumas considerações e sugestões voltadas ao crescimento e desenvolvimento da empresa.

2.0. MISSÃO, VISÃO E VALORES

Conforme no site da empresa Natura, a missão da mesma é “Criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar-Bem”. Onde o termo “bem-estar”, está ligado a uma relação harmoniosa, agradável do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo e estando bem, gera uma relação empática, prazerosa, do indivíduo com o outro e com a natureza a qual faz parte e com o todo.

Como missão significa a razão de ser do próprio negócio, respondendo em seu contexto o porquê a mesma foi criada e porque existe, quando a Natura Cosméticos descreve sua finalidade conforme citado acima, pode-se afirmar que há bastante coerência, pois o enunciado da missão está condizente ao propósito e as responsabilidades da empresa perante aos clientes.

Considerando sua visão, a Natura possui os seguintes: “A Natura, por seu comportamento empresarial, pelas qualidades das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo”. Conclui-se então que, ao detalhar as estratégias adotadas e realizando o encontro de seus pontos observa-se: ser uma empresa de referência mundial (onde já atuam em sete países), identificadas com as pessoas (por seu aperfeiçoamento e etc.), comprometida com a construção de um mundo melhor (por suas essências e outros ingredientes naturais) e mantendo uma relação sustentável e equilibrada com a natureza (pela criação de refis), pode-se afirmar também que o conceito de visão da Natura está coerente com o que deseja e refere-se a sonhos almejados e possíveis de concretização, pois expressa a linha de pensamento e de ação da empresa.

Em seus valores, a Natura textualiza: “a vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações”.

Levando em conta o conceito de Valores de uma Organização, que são crenças e atitudes que dão personalidade à empresa, definindo uma “ética” para atuação das pessoas e da estrutura como um todo, podemos afirmar que a Natura Cosméticos, nos transmite uma imagem bem coerente de se obter produtos de excelente qualidade, utilizando tecnologias avançadas, fabricação com ingredientes naturais e de fontes renováveis, embalagens reutilizáveis, reforçando a preocupação com o cliente, com a comunidade e o meio ambiente.

3.0. ESTRATÉGIA COMPETITIVA GENÉRICA

De acordo com o Estudo de Caso tratado, uma das estratégias definidas pela empresa Natura, envolve o crescimento do mercado brasileiro e estrangeiro, por meio de vendas diretas, sem que exista relação empregatícia entre suas consultoras, por serem autônomas. Estratégia esta bastante inteligente, pois reduz custo com Pessoal (Contribuições Sociais e impostos), onde se obtém um custo total reduzido, alavancando com um diferencial competitivo de grande valor (Liderança em Custos).

Outra estratégia competitiva observada é o fato de que, mesmo a empresa atuando sem vínculo com suas vendedoras, existe uma preocupação muito grande voltada para o crescimento, capacitação e retenção e redes de consultoras, influenciando diretamente em suas vendas, que ao demonstrar maior conhecimento de seus produtos e buscar as inovações se torna um diferencial significativo para o sucesso dos negócios da empresa (Diferenciação).

Além dessas, também foi encontrada a estratégia de (Enfoque), pela renovação contínua da carteira de produtos, inovação, eficiência operacional (atendimentos de pedidos on line e em até 24hrs), são fatores que geram aumento na escala de produção e auxilia na estratégia da construção de imagem, competitividade e crescimento da marca.

4.0 FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E RISCOS

4.1. FORÇAS

Além dos componentes apresentados no Estudo de Caso Natura, voltados para as forças: Solidez financeira, política agressiva, investimento em infraestrutura, confiança dos investidores/mercado, distribuição bem estruturada, marca renomada e inovação constante de produtos, vale acrescentar o recente Programa de Créditos de Carbono adotado pela empresa para neutralizar todas as emissões de gases do efeito estufa, baseado no desenvolvimento sustentável, foi implantado o Programa Natura Carbono Neutro. Este Programa com certeza foi mais um fator de diferenciação, lhe dando maior poder de competitividade, pois fortalece a imagem de (ecologicamente corretos) da empresa e de seus produtos, vistos pelos clientes.

4.2 FRAQUEZAS

Os componentes já apresentados no Estudo de Caso, voltados as fraquezas como: Necessidade de investimento em marketing, dependência representantes comerciais e do mercado brasileiro, produtos mais caros em relação a outros da mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com