TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Exames: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  3.136 Palavras (13 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 13

A administração está presente em nossas vidas, no entanto em uma organização formal como uma empresa as Funções administrativas têm por objetivo nortear os seus investidores, para obter êxitos na sua meta.

As empresas em questão investiram em um bom planejamento para não cometerem erros desnecessários alcançando seus objetivos, buscando viabilizar de forma eficiente as etapas estabelecidas. Organizando-se para buscar recursos humanos, materiais e equipamento estabelecendo métodos e padrões para a boa realização dos objetivos da organização de forma objetiva, coordenando e influenciando pessoas de modo que abracem a causa a ser trabalhada sem perder o foco do interesse desejadoNo texto a seguir, vamos poder entender melhor o contexto empresarial, como é constituído e tratar de alguns conceitos fundamentais para entendermos as teorias administrativas. Vamos também saber um pouco sobre o teórico que desenvolveu essas funções e porque elas são tão importantes na hora de administrar uma empresa. Assim como outras teorias, as funções administrativas também sofreram mudanças ao longo dos anos. Veremos de que forma ocorreram essas mudanças e como elas afetaram a maneira de administrar, o conceito e as diferentes opiniões de alguns autores sobre a principal preocupação de todo administrador: o Patrimônio. Também de onde vem esse Patrimônio, conhecendo as origens de recursos, destacando os mais importantes, o Capital Social e o Capital de Terceiros, e de que forma contribuem para a formação e a manutenção desse Patrimônio.

Mais adiante, falaremos sobre analise de mercado, conheceremos um pouco mais sobre análise, demanda oferta e equilíbrio de mercado; e também quais são as estruturas de mercado e sua importância na administração

 Conceito de funções administrativas

Se divide em 4 funções

Planejamento

é a função do administrador de escolher ou estabelecer a missão da organização, seu propósito e objetivo,e determinar as diretrizes,projetos,programas e estratégica necessárias para atingi-lo,ou seja,pensar no futuro,e traçar um plano de ação para chegar a um determinado fim.

 Organização

Definir os recursos humanos, equipados, materiais, estabelecer procedimentos, métodos e padrões para a realização dos objetivos da organização

 Controle

definir os meios para se ter a certeza de que o desempenho planejado esta sendo efetivamente atingido.

 Direção

A direção serve para dinamizar o processo de trabalho ativando as pessoas através de ordem / regra, comunicação, motivando os trabalhadores, coordenando e liderando da melhor forma possível para melhor desenvolvimento do trabalho.

 Teórico que desenvolveu

No inicio do século X, segundo Chiavenato (2004), dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. O americano Frederick Wilson Taylor iniciou a Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário. Já o frances Henry Fayol, conforme Maximiano (2005) desenvolveu a Teoria Clássica, que originou-se nas conseqüências geradas pela Revolução Industrial, basicamente no crescimento desorganizado e acelerado das empresas, exigindo uma substituição de conhecimentos adquiridos somente pela prática e pela improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência das organizações.

Embora não tenham se comunicado entre si, partindo de pontos de vista diferentes, suas idéias constituem as bases da Abordagem Clássica da Administração. Reconhecidos, dominaram o panorama administrativos das organizações nas quatro primeiras décadas do século X (CHAIAVENATO, 2004).

De acordo com Chiavenato (2004) em função dessas duas correntes, A abordagem Clássica é desdobrada em duas orientações diferentes, que são: A Escola de Administração Cientifica desenvolvida nos Estados Unidos a partir da escola formada por Taylor, e a Teoria Clássica da organização, iniciada na França com Henry Fayol, que ate certo ponto são opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência.

 Principais Mudanças ao Longo do Tempo

A função do Planejamento, posteriormente a Era da Informação, possui as seguintes características:

Definição de Objetivos: Com o advento da tecnologia da informação tornou-se possível traçar objetivos a longo prazo com o mínimo possível de desvios, além do gerente possuir a seu alcance no momento e lugar que quiser as informações que lhe forem úteis para o estabelecimento de objetivos de maneira fundamentada, aparado por informações em tempo real e probabilisticamente livre de erros;

Infra-estrutura: Como a informação é tratada digitalmente, ocupando o mínimo de espaço, os grandes espaços reservados ao arquivo de documentos cederam lugar a pequenas salas e computadores potentes. O resultado é indiscutivelmente uma diminuição do custo fixo, o que irá refletir na formação do preço final, proporcionando maior competitividade à organização;

Análise organizacional: Tornou-se confiável o bastante para fundamentar as decisões que constituem os planos. O uso da informática aliado à valorização do capital humano foi determinante para que isso ocorresse.

Ênfase no recurso humano: Em qualquer uma das funções administrativas a ênfase no capital humano é evidente. Não que o dinheiro e os bens materiais tenham perdido seus valores, mas são recursos incapazes de gerar lucro isoladamente, ou seja, sem o conhecimento necessário para administrar eficientemente os outros recursos não há geração de riqueza;

Definição de metas: A quantificação dos objetivos tornou-se uma tarefa significativamente mais simples e segura de se fazer posteriormente à era da Informação, isto porque o uso da computação agilizou o processo de levantamento de informações passadas e criou ferramentas capazes de simular cenários futuros com grande chance de êxito.

Considerando as características anteriormente citadas, conclui-se que o uso da informática aliada à valorização do capital humano praticamente não alterou a essência do Planejamento, no entanto, provocaram mudanças substanciais em termos de tempo, segurança, e confiabilidade.

A função de Organização, anteriormente à Era da Informação, possuía as seguintes características:

Divisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com