TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Trabalho Universitário: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

No texto a seguir, vamos poder entender melhor o contexto empresarial. Teremos o conceito sobre a contabilidade e a administração e veremos como uma é importante para a outra que elas caminham lado a lado e também teremos o conceito das funções administrativas e suas principais mudanças ao longo do tempo, o conceito de patrimônio, as origens de recursos, do capital social e capital de terceiros e faremos uma analise do mercado como esta a demanda, a oferta o equilíbrio do mesmo e suas estruturas e por fim falaremos sobre a contabilidade social usada como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

2 DESENVOLVIMENTO

A administração ou gestão é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.

Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns.

A Administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

Há autores que considera a Administração uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utilizaria de métodos e saberes de diversas ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc.

A administração é formada por quatro funções básicas que são elas:

- Planejamento: É a maneira pela qual pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada o plano (produto do planejamento).

- Organização: Refere-se a alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer Ester recursos para dentro da estrutura. Ex: Quando uma organização está comprando equipamentos, computadores, contratando pessoas, fazendo concurs0o público ela está na fase da organização.

- Controle: Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.

Direção: A direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas. Como que se ativa pessoas? Através de meios chamados de meios de direção. São cinco os meios básicos de dirigir pessoas: Ordem/Instrução, Comunicação, Motivação, Coordenação e liderança.

A Administração e a Contabilidade, em decorrência do progresso industrial e comercial, passaram a representar ramos do conhecimento humano dos mais evoluídos nos últimos tempos. Por isso, os profissionais dessas áreas necessitam de constante atualização, não só de conhecimentos, mas, também, da introdução de novos métodos de trabalho. Com isso podemos dizer que a administração esta em constante mudança.

A contabilidade deve verificar a qualquer momento se a atividade da empresa está produzindo lucros ou prejuízos e de que forma estes resultados estão sendo gerados.

A finalidade da Contabilidade é fazer o controle do Patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais bem como, apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais. O patrimônio de uma entidade são os bens direitos e obrigações. Quando vemos patrimônio como objeto de estudo da contabilidade percebemos muitos conceitos que colaboram com o nosso aprendizado.

Segundo Padoveze (2000, p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedades de alguém[...]’’.Já Ludícibus (2004, p.189) ao falar sobre patrimônio, cita diversas formas de abordagens: teoria do proprietário; teoria da entidade; teoria do acionista ordinário; teoria do comando e teoria do empreendedorismo. Embora não apresente de forma conclusiva qual é a melhor abordagem, cita que para um pequeno empreendimento “a teoria da entidade para o patrimônio líquido está mais de acordo[...]’’. E por fim temos Saldini (2002, p.17) que diz que os bens e direitos são positivos porque seus recursos estão disponíveis para operacionalizar a empresa, e as obrigações, por se tratarem de dividas, fazem com que esses recursos diminuam. Assim, os elementos positivos do patrimônio são chamados de ativos e os elementos negativos de passivos.

Na contabilidade ha o método das partidas dobradas onde Frei Lucca Pacioli enfatiza que para cada debito existe um credito e para cada origem existe uma aplicação e a origem nada mais é do que os recursos que possui no caixa. Alguns destes podem ser operacionais, resultado das atividades da empresa, como o caso do lucro/prejuízo líquido do período, da redução de estoques, do atraso no pagamento de fornecedores etc. Outras origens podem ser financeiras, como o levantamento de novas dívidas, novos investimentos de capital por parte dos sócios, etc.

O capital social, financeiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com