TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinco forças de Porter

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  2.303 Visualizações

Página 1 de 2

Analise das 5 forças de Porter

Supermercados Mateus

Rivalidade entre os concorrentes

O número de concorrentes do Supermercado Mateus é relativamente grande, dentre os concorrentes está o Supermercado Marciel, o Hiper Bom Preço, entre outros supermercados grandes e de bairro. O custo da troca entre os produtos do Supermercado Mateus pelos das concorrências às vezes não são significantes e a diferenciação de produtos é pequena em relação aos seus concorrentes diretos. Os custos fixos são altos e o de estocagem também. A empresa possui uma estrutura apropriada e uma boa base de tecnologia, mas nada de tão diferente da concorrência. O que conta muito para a escolha do Mateus ao invés dos concorrentes são as promoções e a localização, pois muitos estão presentes em Shoppings Centers e avenidas movimentadas.

Poder de barganha dos fornecedores

Existe muitos fornecedores de produtos para o Supermercado Mateus, por isso o poder de barganha deles é diminuído, ao passo que se o Mateus não estiver de acordo com o fornecedor, ele simplesmente troca por outro. No entanto, temos casos como o fornecedor da Coca-Cola que tem grande poder de barganha já que trocar de fornecedor pode trazer muitos custos para o Mateus.

Ameaça de produtos substitutos

No caso do Supermercado Mateus, os produtos substitutos seriam os novos entrantes, que, no momento, não apresentam muita preocupação, pois o Mateus já está consolidado no mercado maranhense e existem muitas barreiras de entradas. No entanto o Supermercado deve ficar sempre analisando os concorrentes e novos entrantes para não cometer o que chamamos de miopia de marketing e ser ultrapassado por negligência.

Poder de barganha dos clientes

No caso dos Supermercados Mateus há uma grande variedade de fornecedores, por isso o poder de barganha do Supermercado é auto, pois como são produtos alimentícios, de higiene e papelaria, onde existe pouca diferenciação de preços, são os fornecedores que devem manter-se atentos para continuar com o cliente, pois a concorrência é pesada.

Ameaça de novos entrantes

O segmento não é atraente para novos concorrentes, pois o investimento inicial é alto, além de que o fato do Supermercado Mateus já ser atuante, ele detém uma economia de escala que implica em custos menores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com