TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Dissertações: Clima Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 2

A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NOS RESULTADOS DA EMPRESA.

Por Carla Borges / http://www.gestoratual.com.br/noticia

Clima Organizacional pode ser compreendido como a qualidade dos relacionamentos dos membros da organização, da influência destes sobre os comportamentos das pessoas e dos resultados que podem ser obtidos através deles.

Compreendendo esta realidade, pode-se afirmar que o clima organizacional tem ligação direta na motivação dos colaboradores e, em consequência, nos resultados que esta organização poderá obter (positivo ou negativo).

Estudar o clima organizacional e os mecanismos que afetam os sentimentos que circundam a estrutura é a base para compreender e modificar o desempenho das pessoas e da organização, tornando-a mais competitiva.

Em uma abordagem humanística da Administração, pode-se afirmar que quando a empresa preocupa-se exclusivamente com sua sobrevivência financeira e maior eficiência para o alcance dos lucros, ela pode gerar um conflito organizacional grande que é justamente o choque entre os objetivos da organização e os objetivos individuais dos colaboradores.

Torna-se, neste caso, imprescindível conciliar e trabalhar as duas funções básicas da empresa: a função econômica – produzir bens ou serviços para garantir equilíbrio externo e ela poder sobreviver, e a função social – distribuição de satisfações entre os seus participantes, para garantir o equilíbrio interno.

O clima organizacional pode ser medido tanto pelos indicadores de satisfação dos colaboradores, através de pesquisas de clima e questionários técnicos, quanto pela análise de satisfação dos clientes, frente aos produtos ou serviços entregues, indicadores de perdas ou refugos, e, ainda, pela quantidade de clientes que se afastaram das organizações.Afirmar que aplicar uma política salarial acima do Mercado tornará o clima organizacional adequado pode ser uma leviandade, pois apenas o salário não tornará o colaborador satisfeito. Após pagar suas contas e usufruir por algum tempo do salário, ele passará a verificar que existem outras coisas que ele gostaria de ter, e voltará a trazer esta frustração para a organização.

Em uma visão geral, existem outros fatores, além de salários dignos, que tornam o Clima Organizacional mais agradável e competitivo. Fatores como: Comunicação, Liderança, Ambiente de Trabalho, Segurança na Empresa, Satisfação Técnica, Benefícios oferecidos, políticas claras (Salarial, Carreira, etc.), interação com clientes internos e externos, orgulho e reconhecimento, dentre outros.Criando um ambiente saudável, com colaboradores motivados e comprometidos, políticas claras de ação, produtos ou serviços de qualidade, a organização passa a obter resultados competitivos e a reter seus talentos para inovação tecnológica ou criação de produtos e serviços diferenciados.Carla Borges é psicóloga, pós-graduada em Administração de RH,consultora, professora universitária, presidente da AIMI e da Comissão Municipal de Empregos, e sócia da Phoenix Assessoria Empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com