TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clusters

Resenha: Clusters. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Vários trabalhos na área de negócios visavam a maximização das empresas, as soluções encontradas foram de se manterem próximas a seus consumidores e fornecedores e afastadas de concorrentes. Marshall em 1882 observou uma dinâmica de “indústria localizada”, essa dinâmica trazia muitos benefícios como: trabalhadores mais aptos a esse tipo de trabalho e uma capacidade de inovação rápida e com custos mais baixos, pois era rateado entre todas as empresas.

Porter definiu Cluster como “concentrações geográficas de companhias e instituições interconectadas em um campo particular.” Já para Perry, há duas perspectivas para cluster sendo a primeira como uma condição de localização particular e segundo como um agrupamento geográfico com capacidade de obter vantagem sobre atividades econômicas alternativas. Biba teoriza o cluster comercial como uma alta concentração de empresas similares interdependentes, ligadas por transações comerciais e comunicações que as levam a enfrentarem os mesmo problemas e oportunidades. Mais atualmente, Zacarelli aponta Clusters como um agrupamento competitivo, e considera clusters comerciais com uma ampla variedade de produtos com preços confiáveis.

Esse agrupamento de empresas pode ser remetido por uma lógica sob o objetivo de maximizar a sua utilidade, tanto da empresa quando do consumidor, selecionando uma região que tenha mais opções de compras. Há um “circulo virtuoso”, pois uma maior aglomeração de empresas terá mais atração dos clientes e novas empresas se juntarão ao cluster fortalecendo ainda mais a região e a competitividade. Não há um número que marque o inicio de um cluster, só se sabe da existência de um quando este está mais competitivo do que as empresas isoladas.

Pode haver um “desclustering”, motivado pela falta de desenvolvimento do grupo, assim como variações de ambientes, econômica ou até uma mudança cultural.

A diferença entre Cluster e APL é bem tênue, ambas determinam grupos de empresas estruturadas na mesma área geográfica e com semelhantes produtos. O Arranjo Produtivo Local (APL) é uma variante de Cluster, já é um grupo de pequenas e medias empresas que interagem além do contato comercial, mas também para desenvolver o ambiente socioeconômico local.

Zacarelli apresenta onze fundamentos sobre clusters: Concentração geográfica; abrangência de negócios viáveis; especialização das empresas; equilíbrio; complementaridade por utilização de subprodutos; cooperação entre as empresas; substituição de empresas sem desequilibrar o cluster; uniformidade da tecnologia; molda a cultura local e de sua população; caráter evolucionário por apresentar novas tecnologias e estratégia de resultado. (ZACCARELLI, 2008, p.24).

Os exemplos citados nos artigos de consulta foi o cluster de bares em São Paulo, especificamente entre Vila Madalena e Vila Olímpia. A conclusão é que apesar da menos estrutura requerida na Vila Madalena, seu conglomerado é mais vantajoso pois há cooperação entre os bares o que torna o serviço muito mais ágil, fator que não ocorre na Vila Olímpia. O segundo exemplo foi o Vale da Eletrônica em Santa Rita do Sapucaí, na qual a maior economia da cidade é a construção de produtos eletrônicos considerada como um sistema supra-empresarial.

REFERÊNCIAS:

SANTOS, Sandra Carvalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com