TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codigo De Etica Do Contador

Trabalho Escolar: Codigo De Etica Do Contador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo desse trabalho é apresentar os principais deveres e obrigações importantes desrespeitados pela empresa Shincariol no código de ética do contador e as penalidades decorridas em relação a essas infrações cometidas, pelos envolvidos no caso Shincariol.

Em seguida vamos analisar as fraudes da empresa Shincariol e relacioná-las os incisos do Capítulo II co Código de ética do Contador. Logo também estudaremos o comportamento organizacional da empresa, a situação econômica da empresa e sua reabertura com uma nova marca. E concluiremos os aspectos éticos desrespeitados pelos responsáveis da empresa Shincarriol.

2. DEVERES E OBRIGAÇÕES DO CONTADOR

A Indústria Primo Shincariol Industria de Cervejas e Refrigerantes S\A estava sendo acusada de crimes contra ordem tributária e fraudes contábeis. No aspecto das fraudes contábeis podemos citar a sonegação de impostos através de notas frias, usadas por muitas vezes, e esse tipo de atitude fere as obrigações do inciso VIII do Capítulo II do Código de ética do Contador:

“VIII – concorrer para realização de ato contrário á legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção”. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Código de ética do profissional contabilista. 4ed.Brasília:CFC,2001.

Ou seja, sonegação de impostos passa primeiramente pelo contador responsável da empresa que além de não obedecer a legislação, também I de acordo com inciso:

XI- prejudicar, culposa ou dolosamente, interesse confiado a sua responsabilidade profissional. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Código de ética do profissional contabilista. 4ed.Brasília:CFC,2001.

A sonegação dos impostos no esquema de fraudes se remete ao contador da Empresa Shincariol que também não obedeceu o seguinte inciso abaixo, quando sonegou imposto de renda com as notas frias:

“XI- recusar-se prestar contas de quantias que lhe forem, comprovadamente, confiados. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Código de ética do profissional contabilista. 4ed.Brasília:CFC,2001”.

3. PENALIDADES

A transgressão do Código de ética do Contador aplica as seguintes penalidades:

4. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A cultura da empresa Shincariol segundo o texto relata bem pouco, pois não conhecíamos todo o quadro de profissionais, podemos levantar a seguinte hipótese sobre o caso estudado: pelo o comportamento diante das fraudes que envolviam muitos funcionários sendo vários desde caminhoneiros ate grupos políticos, podemos supor que cultura da empresa era basicamente de se vender, mas não pagando com os impostos realmente devidos.

A Schincariol repassava vendeu e conquistou o mercado de forma tão rápida que levantou suspeita, já em estudos anterior sabemos que manter uma empresa regularizada no Brasil custa caro, e manter as vendas no mercado sem criatividade e investimento também não seria possível, logo a desconfianças aumentaram ate que dossiês, forem denunciados, aonde se chegou ao esquema de corrupção e de fraudes.

5. EXPANSÃO DA EMPRESA

De acordo com o texto sobre o caso Shincariol a Indústria de Cerveja localizada em Itu, foi fundada em 1939, com a produção de refrigerantes, com famosa marca Itubaína. A partir de 1989 passou a produzir cerveja pilsen, fundou 8 filias. O grupo se consolidou no mercado no ano de 1993 e foi em 2003 com marca da nova Shinc que os negócios deslancharam.

Em ralação aos concorrentes atingiu altos percentuais de vendas, que de acordo com os Superintendes era devida a uma reorganização dos produtos no mercado, e altos investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com