TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código de contador de Ética

Projeto de pesquisa: Código de contador de Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1.1 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR......................................................................5

2.1.1.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.......................................................6

3.CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4 REFERÊNCIA..........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Espera-se que toda empresa deveria adotar uma gestão ética transparente e comprometida com os relacionamentos, que estabelece com todas as partes interessadas. Uma vez que o compromisso assumido pelas empresas cada vez mais ampliam o movimento da responsabilidade social no país. É imprescindível entender a relevância do papel da iniciativa privada para o desenvolvimento social, adotando um comportamento socialmente responsável na gestão de seus negócios.

A finalidade deste trabalho será para que tenhamos uma melhor compreensão sobre ética nós negócios, que é um desafio enfrentado pelas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

Pode-se dizer que a ética empresarial ou dos negócios, centra-se, principalmente, na concepção da empresa enquanto organização econômica e instituição social.

A ética é necessária e imprescindível na condução dos negócios, como uma ferramenta que contribui para a competitividade. Com esta visão as empresas têm exigido de seus gestores, constante atualização para estarem sempre prontos, para as tomadas de decisões, com ética e responsabilidade.

No entanto manter-se uma postura ética em tempos que o desejo das empresas, para alcançar seus objetivos está associado à redução de custos; o que não é fácil, devido a excessiva carga tributária em nosso país, que tem contribuído para a sonegação fiscal, que tem sido uma prática constante em várias empresas, como aconteceu com a cervejaria Schincariol.

2.1.1 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR

Visando o engrandecimento ético de toda a classe contábil e sua valorização perante a sociedade, a função contábil é uma peça chave para determinar o resultado das empresas, e com isso determinar investimentos.

Nas mãos do contador está o destino da empresa, tanto contábil, como fiscal e financeiro. Uma falha ética poderá causar a Falência da instituição.

O objetivo do código de ética profissional é fixar a forma pela qual se devem nortear os profissionais da contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e á classe.

O código de ética do contador foi criado pela Resolução do CFC n.803/96 e alterado pelas Resoluções: 819/97, 942/2002, 950/2002 e 1307/2010.

No caso Schincariol o contador infligiu vários itens do capítulo II, como: Art.2º item I – Exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais; Art.3º item II – assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe ; item VIII – concorrer para a realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção. O contador não foi honesto, prejudicou a moral da classe, não agiu conforme a legislação.

O contador da Schincariol não teve ética profissional ao participar do esquema de fraudes da empresa, ficando sujeito a penalidades por não ter seguido o código de ética conforme o art. 12 – A transgressão de preceitos deste código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades:

I – advertência reservada;

II – censura reservada;

III – censura pública.

2.1.1.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Seguindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outas pessoas.

Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendência no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformam em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano.

No caso Schincariol apresentado, a empresa Primo Schincariol de cervejas e Refrigerantes S/A começou suas atividades apenas produzindo refrigerantes. As decisões da empresa era centralizada na pessoa de Nelson Schincariol que não aceitava a presença de sócios e investidores estrangeiros na diretoria, este comportamento impediu o crescimento e a empresa passou por grande dificuldade financeira.

Em 1989 os administradores da empresa, optaram por criar um produto mais barato que os oferecidos pelas marcas líderes no mercado. No momento oportuno, em que aumentou a demanda nacional pela cerveja, e em que os fabricantes não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com