TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Escrever Conteúdos que Engajem Leitores Mobile

Por:   •  23/11/2015  •  Artigo  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

Como Escrever Conteúdos que Engajem Leitores Mobile

Se você tem um site com design mobile responsivo pra caramba você está pronto para o “mobilegedon” do Google, certo?

Errado.

Com toda a excitação sobre o último update de algoritmo do Google, para dar mais importância para sites com design mobile-friendly, os digital marketers estão negligenciando uma das features mais importantes de um website: o Copywriting.

[pic 1]

Se você nunca ouviu o termo Copywriting, não se preocupe, vamos falar muito sobre ele no ContenTalks (temos uma palestrante super especialista: a Laila Vanetti), e muitas vezes chamá-lo pelo seu apelido: copy. Copywriting é a arte de escrever textos e conteúdos persuasivos, que levem o leitor a realizar uma ação que você queira; isso pode ir desde ler o texto até o final, até comprar o seu produto. Mas veja bem: persuasão é diferente de manipulação. Persuadir é mostrar os fatos e mostrar porque aquela é a melhor decisão para a pessoa. Manipular é omitir fatos e fazer com que a pessoa tome uma decisão que é melhor para você, não pra ela. Deu pra entender?

Normalmente quem está se concentrando muito na usabilidade mobile está dando pouca atenção ao Copywriting mobile. Content marketers têm que entender como e por quê o conteúdo móvel importa, e como criar conteúdo que os leitores mobile vão adorar.

 

Copywriting Mobile. Isso é o que há!

A Smashing Magazine fez um post provocativo dizendo que “você pode estar perdendo usuários se web design responsivo é a sua única estratégia mobile.” O autor do post faz um ponto que o código do website é uma das partes de uma equação. Eu concordo.

E acrescentaria uma coisa: você também precisa saber COMO escrever para os usuários móveis.

Como você adapta um conteúdo para ele ficar otimizado para o leitor mobile? Não, não é só aumentar as letras e ajustar as colunas e palavras. A seguir, estão os seis pontos críticos na busca de um melhor conteúdo móvel.

  1. Esqueça tudo o que você achava que sabia sobre leitura de conteúdo on-line

É hora de quebrar os velhos paradigmas. Ler conteúdo em um dispositivo móvel é totalmente diferente de ler este mesmo conteúdo em um computador. Essas são algumas das coisas que você vai precisar colocar fora da sua cabeça.

Golden Triangle

O “triângulo de ouro” é um padrão de visualização em que os usuários visualizam principalmente o canto superior esquerdo de um site ou página do buscador. O princípio é derivado de estudos de eye-tracking, em que a maioria do movimento dos olhos cobre uma região triangular.

[pic 2]

F-shaped pattern

A pesquisa de Jakob Nielsen sobre o Golden Triangle deu origem ao “padrão em forma de F” para a visualização de conteúdo na web. Esta é outra descoberta que, para os leitores móveis, é coisa do passado.

O padrão de leitura em forma de F ensinou que os usuários olham para o topo, esquerda para a direita, para baixo, da esquerda para a direita, e, em seguida, ainda mais para baixo. Ponto. Assim surgiu o formato de um “F” nos estudos de rastreamento ocular.

[pic 3]

Este princípio não se aplica mais na era dos leitores mobile. Não há espaço (tela) suficiente para varreduras horizontais e movimento vertical.

Em vez disso, os usuários olham principalmente para o centro da tela, como indicado neste estudo de rastreamento ocular de Briggsby.

[pic 4]

Como a imagem indica, os usuários dão 68% do seu tempo/atenção para o centro e metade superior da tela, e um total de 86% para os dois terços superiores. Qualquer coisa abaixo desse ponto da tela é menos importante.

Em vez de se apegar a uma crença em estudos antigos sobre leitura na web, precisamos redefinir nossa perspectiva para que possamos criar melhores conteúdos para a revolução mobile.

  1. As pessoas veem imagens mais do que veem texto

Estudos de rastreamento ocular indicam que os usuários móveis olham para imagens mais do que olham para o texto. Olha isso:

[pic 5]

Essas imagens demonstram que o olho de um usuário é atraído mais para imagens do que para texto. Conteúdo, relevância e localização são irrelevantes para o princípio de que o olho humano é atraído para as imagens (fonte).

Qual é sacada para o copy mobile? Use menos imagens. Eles ocupam um espaço precioso da tela. Se a imagem não ajudar o seu argumento, não a use para mobile.

 

  1. Livre-se de palavras, frases, sentenças, ou pontos desnecessários

O famoso físico francês, Blaise Pascal, escreveu: “Eu fiz isso mais longo que o normal, porque eu não tive tempo para torná-lo mais curto.”

O que ele queria dizer? Escrita concisa leva tempo e trabalho duro.

Para conteúdo móvel, uma escrita concisa é essencial. Neste caso, a necessidade tem mais a ver com o tamanho da tela do que a extensão da atenção do usuário. Seu objetivo é apresentar ao usuário o máximo de informações na tela sem exigir que o ele tenha que tocar.

Sinceramente eu não recomendo que você escreva conteúdos mais curtos. Conteúdos longos ainda fazem sucesso em uma era de consumo de conteúdo móvel. Como um grande mentor meu, o Érico Rocha, fala: “O problema não é o conteúdo longo, é conteúdo chato.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (562.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com