TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fabricar Líderes

Artigo: Como Fabricar Líderes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  2.500 Palavras (10 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO .................................................................................................... 3

2. COMPETÊNCIAS DO LÍDER ............................................................................. 4

3. MERCADO DE TRABALHO............................................................................... 6

4. IDENTIFICAÇÃO DE NOVOS LÍDERES............................................................ 7

5. DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO.......................................................... 8

5.1 Treinamentos ............................................................................................. 8

5.2 Autodesenvolvimento .............................................................................. 9

6. CONCLUSÃO ..................................................................................................... 10

7. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 11

1. INTRODUÇÃO

Esse material aborta um tema polêmico no mercado atual, analisando as ações que empresas estão realizando para desenvolver seus novos líderes tanto na substituição dos líderes anteriores ou na melhor capacitação de seus líderes atuais. O material realizará um paralelo entre mitos e verdades na identificação de líderes, seu desenvolvimento e competências consideradas essenciais por especialistas.

2. COMPETÊNCIAS DO LÍDER

Quando analisadas quais as competências para um bom líder, Jill Geisher, autora do aclamado livro sobre liderança Work Happy: What Great Bosses Know, destaca as 10 competências essenciais dos melhores líderes da atualidade.

1. Pensamento Estratégico

Jill destaca que a visão do líder tem de estar sempre em consonância com a empresa.

2. Colaboração

O líder deve estabelecer relações e vencer as barreiras do distanciamento, do domínio, do desconforto e do desacordo.

3. Inteligência emocional

O líder deve ter consciência de que a sua energia, empatia, confiança e otimismo afetam os outros. Este deve ser resiliente.

4. Pensamento crítico

Segundo Jill, o líder deve estar sempre atento e analisar o que o rodeia.

5. Comunicação

O líder deve desenvolver as suas capacidades de comunicação, de modo a ser cada vez mais eficaz na passagem da sua mensagem, na capacidade de ouvir os outros e em contar histórias.

6. Motivação

Para Jill é a competência, a autonomia, o propósito e a possibilidade de crescimento que leva as pessoas a desejarem desempenhar um excelente trabalho.

7. Feedback

O líder tem de saber dar feedback. Este é um fator de motivação, de melhoria da qualidade do desempenho.

8. Conversas difíceis

O líder necessita de ter aquelas conversas difíceis e que todos querem evitar, de modo a que as pessoas saibam exatamente como estão e como ultrapassarem essa situação. Quando consegue desenvolver estas conversas com justiça estas potenciam a confiança que têm nele.

9. Coach

Quando o líder é também ele um coach em vez de alguém que está ali apenas para resolver problemas, consegue aumentar a produtividade, dotar os outros de competências duradouras e potenciar a motivação.

10. Inspiração

O líder deve tornar visíveis os valores que segue e torná-los virais. Ao mostrar aos outros no que acredita e no que o apaixona motiva os que o rodeiam.

3. MERCADO DE TRABALHO

Empresas referências

A área de recursos humanos da Faber-Castell anda bastante ocupada atualmente. Ela está identificando as características dos gestores da companhia e traçando uma correlação entre essas habilidades, os potenciais dos executivos e as necessidades de cada cargo. O mapeamento é a segunda fase de um trabalho de desenvolvimento dos líderes da companhia. "Eles são os responsáveis por apoiar e proporcionar uma alavancagem dos negócios", diz Priscilla Moraes de Oliveira, gerente corporativo de treinamento e desenvolvimento organizacional da Faber-Castell.

A preocupação em desenvolver as competências dos líderes não é exclusiva da organização alemã. Uma pesquisa realizada entre abril e maio pela consultoria Across com 43 grandes empresas atuantes no Brasil, entre nacionais e múltis, apontou que quase todas (98%) estão envolvidas com o tema. "Elas se concentram nos líderes para garantir que as pessoas atinjam as metas", diz Cecília Pinzón, gestora de negócios da Across. Neste ano, 56% das empresas pesquisadas pretendem investir mais no desenvolvimento das lideranças do que em 2011 e 38% esperam manter o investimento nos mesmos patamares.

Para obter bons resultados, 60% das companhias direcionam seus esforços para as habilidades e competências críticas desses gestores. No caso da Faber-Castell, foi feita uma parceria com a Fundação Dom Cabral para a capacitação de executivos em agosto e setembro. "Os líderes são a ligação entre os objetivos da empresa e as pessoas. Quando bem preparados, eles conseguem o engajamento de toda a equipe", diz a gerente da multinacional.

Treinamentos ministrados por instrutores de forma presencial são a principal aposta das companhias na hora de desenvolver as competências dos colaboradores. Na pesquisa da Across, 95% disseram usar cursos desse tipo. Em seguida, foram citados coaching (70%), e-learning (58%), assessment (49%) e webinars – treinamentos ministrados por instrutores virtuais (28%).

O coaching, segundo item mais citado na pesquisa, é um dos programas usados pela Natura para o desenvolvimento dos colaboradores. Ney Silva, diretor de RH da fabricante de cosméticos, explica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com