TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CAPITULO – FABRICAR O CONSENSO

Por:   •  27/6/2021  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

 

RESUMO CAPITULO 9 – FABRICAR O CONSENSO

                             PROF. VERA LUCIA DE MENDONÇA SILVA

 

 

Aluno: Giuseppe Mota Araújo        Matrículas: 201620048        Data: 15/06/2021

 

Resumo Capitulo 9 – Fabricar o consenso

Com o crescimento exponencial da população e juntamente os números de revoltas e revoluções, uma nova preocupação surge para os abastardados da época, levantando a necessidade de uma remodelada nos sistemas de alienação e controle populacional.

Dentre as ferramentas emergentes dessa época, há as relações públicas, onde um expert na área Edward Bernays, sobrinho de Sigmund Freud, utilizou das ideias do seu tio para a reinvenção da propaganda para afetar diretamente a parte inconsciente do ser e as utilizar como manobra de controle. E ele tinha como discurso a ideia de um governo regido por uma minoria seleta pois a população não seria capaz de tomar decisões corretas, servindo como uma filosofia/técnica importante para governos como de Wilson, Roosevelt e Kennedy.

Com o aceso desse inconsciente é possível induzir a grande população a tomar decisões, como é exemplificado no texto, onde uma das melhores formas de se controlar as possíveis atitudes das pessoas é com aquilo que o importante economista Thorstein Veblen denominou de “fabricação de consumidores”. Caso for possível, fabricar necessidades e tornar indispensável à vida das pessoas a aquisição de determinados produtos, elas devem ser induzidas a cair na armadilha do consumo. Desse modo, quem lesse as páginas de jornais de negócios da década de 1920, veria artigos falando da necessidade de se induzir as pessoas a tomarem gosto por supérfluos, tais como “produtos da moda”, pois isso faria com que não incomodassem a elite.

Dentre esse mar de oportunidades no inconsciente, foi-se observado uma fatia não aproveitada, as crianças, desenvolvendo um novo conceito na indústria da propaganda, o qual denominaram de “fator amolação, para que a criança importune os pais para que eles comprem um determinado produto, havendo também a possibilidade de desde pequeno familiarizar aquela marca para que te faça sentir um apego e uma sensação de nostalgia/felicidade, como se ver nos produtos da Walt Disney, onde te fidelizam desde o berço até o enterro.

Com relação à politica, a desinformação e o redirecionamento do foco são de fácil observação, onde em um debate onde os convidados deveriam está abordando seus planos de governo, mas na realidade eles estão tendo uma disputa de personalidades.

Referencias Bibliográficas:

CHOMSKY, NOAM, 1928 - Réquiem para o sonho americano [recurso eletrônico]: os dez princípios de concentração de riqueza e poder / Noam Chomsky; tradução Milton Chaves de Almeida. — 1. ed. — Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

  Site acessado na data 13/06/2021:  Edward Bernays e o nascimento das relações públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com