TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Se Faz Analise Swot

Casos: Como Se Faz Analise Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 4

Como fazer uma Análise SWOT ou FOFA

Nesta aula aprenda como fazer uma análise FOFA para identificar fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças, como analisar um contexto específico e fazer um levantamento de possibilidades, técnica amplamente utilizadas.

Vamos a um exercício prático, de Análise SWOT ou como chamamos aqui no Brasil, análise FOFA.

A chamada matriz SWOT é um método muito utilizado no meio empresarial para análise de situações e tomada de decisões estratégicas, a sigla tem origem no inglês, Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

As iniciais do modelo foram aportuguesadas para F.O.F.A. (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças); o modelo foi adaptado para uma avaliação pessoal da situação do cliente. É utilizado em situações onde o cliente não tem clareza sobre o que quer fazer, e principalmente quando há excesso de pessimismo ou otimismo em relação às suas capacidades.

O modelo pode também ser utilizado como exercício de Auto- Conhecimento, da seguinte forma:

Faça um levantamento de cada quadrante seguindo a sequência:

1. FORTALEZAS: faça uma lista de todas suas capacidades interiores, seus pontos fortes (qualidades, habilidades, vantagens, dons e diferenciais); não seja tímido, é importante que seja capaz de fazer uma lista com pelo menos dez itens. Comece pelos seus traços de personalidade mais marcantes, seus valores morais, éticos, religiosos; em seguida liste suas maiores habilidades, seus gostos, seu conhecimento.

2. OPORTUNIDADES: finalmente, você vai agora analisar sua "janela de oportunidades", os fatores externos que estão disponíveis e podem ser aproveitados para produzir ganhos e avanços (seu networking, suas relações, conhecimentos, experiências). É importante que suas "oportunidades" estejam alinhadas com os valores de suas fortalezas; se você é uma pessoa tímida com enorme facilidade em lidar com números ou estatísticas, por exemplo, o projeto de administrar um bar dificilmente poderia ser considerado uma oportunidade.

3. FRAQUEZAS: agora você deve listar todos seus pontos fracos (deficiências, inabilidades, dificuldades, defeitos, desvantagens); tal como as fortalezas, é importante que haja pelo menos dez itens para avaliação. Basta inverter os valores do principio exercício: liste os pontos mais negativos de sua personalidade, o que lhe falta adquirir em termos de valores éticos ou morais; as atividades em que tem maiores dificuldades ou em que lhe faltam adquirir conhecimento.

4. AMEAÇAS: o passo seguinte é analisar fatores externos, começando pelos aspectos negativos, identificando tudo que possa afetar negativamente sua vida (o que o preocupa, inimigos potenciais, concorrentes, desafetos; situações de insegurança profissional ou nas relações interpessoais, dificuldades financeiras ou de outra ordem). Nosso foco aqui é identificar pontos fracos em seus recursos externos (emprego, relações pessoais/profissionais, dinheiro, bens materiais).

Feito o levantamento interior, o passo seguinte é estabelecer uma relação analítica entre os diferentes elementos do modelo: procure identificar quais Fortalezas e Oportunidades você pode mobilizar para enfrentar cada uma de suas Fraquezas e Ameaças; esse processo vai permitir uma percepção diferenciada de sua situação, e abre caminho para uma série de insights transformadores.

Você listou entre suas fraquezas o item "inflexibilidade"; você vai procurar agora entre suas fortalezas algo que possa te ajudar a lidar com isso. Suponhamos que uma das suas fortalezas seja o item "criatividade"; você poderia então buscar uma forma criativa de lidar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com